Mascarados

A partir desta terça-feira, mascarados em manifestações serão conduzidos por policiais a uma delegacia para serem identificadas civil e criminalmente, mesmo que não sejam flagradas cometendo crimes. Quem se recusar poderá ser levado à força. A medida foi autorizada pela Justiça do Rio na noite dessa segunda. O objetivo é facilitar a identificação e responsabilização criminal de vândalos que agem em protestos.

Excessos

A permissão vale para todo manifestante que utilizar máscaras ou quaisquer objetos que escondam seus rostos, como camisas, lenços e capuzes. A decisão judicial também determina que toda abordagem aos mascarados seja filmada, a fim de evitar excessos por parte da polícia.Ao ser levado à delegacia, o manifestante será obrigado a tirar uma foto do rosto e terá suas digitais cadastradas.

Identificação de PMs

A Justiça do Rio também obrigou que todos os policiais militares que atuam em manifestações utilizem coletes com identificação alfa-numérica visível. A lista com os códigos e nomes correspondentes dos PMs deverá ser fornecida aos promotores com antecedência mínima de 24 horas.

Fonte: Estadao

Comento

Por mais que eu seja favorável a qualquer tipo de manifestação, é inegável que há abusos por parte de mascarados, que praticam atos de vandalismo e afastam os cidadãos de bem dos protestos. Afinal, por que eles andam mascarados? Bem ou mal, as máscaras acabam dando liberdade para que alguns marginais gozem do anonimato para transgredir a lei. O certo é que se o policial é obrigado a se identificar, o cidadão também deve fazer o mesmo. Com essa proibição só quem são prejudicados são os aproveitadores que fazem saques e dilapidam a propriedade privada alheia, causando um enorme prejuízo a população.

Anúncios