Pesquisa Governador do Rio 2014: Segundo instituto IOP, Garotinho mantém liderança


Reproduzo abaixo o post do blog do Garotinho:

A pedido de empresários que estão de olho na eleição do Rio de Janeiro, o IOP (Instituto de Opinião Pública) realizou pesquisa com 2.800 entrevistados entre os dias 25 e 28 de agosto.

Garotinho …………… 28%
Lindbergh …………… 18%
Crivella ………………. 14%
Freixo ………………… 11%
Cesar Maia …………. 7%
Pezão ………………… 5%

A avaliação do governo Cabral piorou ainda mais. Apenas 11% aprovam. No final de julho a aprovação estava em 15%, no meio de agosto caiu para 12%. Agora caiu mais um ponto percentual.

Comento

Quem acompanha o blog leu outro dia que uma pesquisa do PR apontava que a situação era essa: GAROTINHO (PR) 30; LINDBERGH (PT) 19; CRIVELLA (PRB) 14; CESAR MAIA (DEM) 8;
PEZÃO (PMDB) 5. Como qualquer um pode perceber, a diferença é mínima, praticamente o que muda são dois pontinhos a mais para o Garotinho, justificáveis pelo fato de ser uma pesquisa do PR. Sendo assim, creio que esse seja o quadro real da corrida ao Palácio das Laranjeiras.

Empresários

Existe um motivo pelo qual os empresários gastam dinheiro para fazer pesquisas: querem saber que candidato está com condições de vencer para que eles possam financiá-lo e assim garantam futuras negociatas. Como o candidato deles está com apenas 5%, devem pular ou pro Lindbergh ou pro Garotinho.

Anúncios

5 comentários

    • Cara Aline, eu tive acesso a todas as pesquisas ao governo do Rio de 2012 pra cá. Posso até concordar que essa pesquisa pode ter erros, pois o instituto não tem o nome de um Datafolha ou de um Ibope. Apesar disso, se fôssemos fazer uma média ponderada de todas as pesquisas, acharíamos que a liderança estaria entre o Garotinho e o Lindbergh. Vale ressaltar que o Garotinho é bom de largada, mas péssimo de chegada. Já o Lindbergh pode ficar inelegível, porém creio que ele vai conseguir se candidatar.Em nenhuma pesquisa o Pezão ficou sequer em terceiro lugar. O interessante é que já existem prefeitos da base do Cabral que estão agendando conversas com o Garotinho. Esse é um sinal que a canoa do PMDB está furada.

      Essas pesquisas não estão calculando que haverá um candidato da Rede no Rio, que pode conseguir uma expressiva votação, posto que a Marina tem 30% das intenções de voto no Estado.

      Abraços.

      Curtir

      • por acaso essas pesquisas são feitas pela internet?
        eu pelo menos nunca fui parado no meio da rua por alguém querendo saber em que candidato á alguma coisa tenho a intenção de votar

        Curtir

      • Essas pesquisas não são feitas pela internet Daniel, se fossem, não valeriam nada. Na eleição de 2010 a Marina Silva liderava todas as pesquisas pela internete e só teve 20% dos votos.

        Eu já fui parado por uma pesquisa, em 2010. Era sobre a avaliação do governo Lula.

        A metodologia de uma pesquisa é primordial. Se fossem feitas por telefone, os candidatos de maior renda se beneficiariam. Pela internter os mais jovens se sobressaem demais. Pelo celular é impossível saber se a pessoa mora em determinado bairro ou se já se mudou. Por isso uma pesquisa só é considerada válida quando é feita pessoalmente. Geralmente entrevistam 2000 mil pessoas, 10 em cada bairro, logo, quase ninguém participa e a margem de erro é mensurada.

        Abração.

        Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s