10% do PIB para a educação? Porque isso não passa de demagogia


A Coreia do Sul implementou uma revolução pela educação e só gasta 4% do PIB. No exemplo sul-coreano, não existem escolas primárias que não sejam públicas.

Desperdício

Muitas almas ingênuas estão demandando que 10% do nosso PIB seja destinado para a educação. Como vocês podem ver acima, nem a Suíça gasta essa porcentagem. Aliás, nenhum país desenvolvido gasta 10%. Porém o mais interessante é que o Brasil gasta quase a mesma porcentagem que a Suíça para ter uma educação muito pior. O que isso significa? Que gastamos muito mal os recursos com a educação e mesmo se gastássemos mais isso não necessariamente a melhoraria.

Sistema fracassado

O que algumas pessoas estão defendendo é que seja despejado mais dinheiro no nosso sistema educacional fracassado. Porém, a melhor alternativa não é alimentar esse sistema, mas mudá-lo. Nosso sistema público sofre com uma série de mazelas: muitos alunos por sala, professores mal pagos, pouco treinamento, fraca infraestrutura e etc. Sem um bom professor não há bom aluno, e sem condições de trabalho o professor não tem como atuar.

Professor

Certa vez um empresário perguntou a um sindicalista o que ele queria. Sua resposta foi simples: mais.

Um dos problemas é que os professores são concursados e uma vez contratados, é muito difícil demitir um professor com baixos resultados. De igual modo um professor com bons resultados não ganha um adicional devido. Esse repúdio ao mérito acaba por desmotivar muitos profissionais, que no sistema privado apresentam resultado muito melhores.

Voucherização

Uma forma de dar mais dinamismo é reproduzir no ensino básico medidas bem sucedidas, como o Prouni, ou seja, dar uma bolsa para que aqueles que não podem arcar com os gastos com uma escola particular. No sistema privado o mal professor é mandado embora e se a pessoa não gostar da escola, pode trocá-la por outra. Sendo assim, isso alimentaria a concorrência e melhoraria a eficiência do ensino.

Anúncios

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s