Pesquisa presidente 2014: Dilma versus o resto


 

 

 


1. Dilma 32%, resto 53%

Este Blog escolheu entre as alternativas presidenciais oferecidas ao eleitor pelo Datafolha (07-09/08) aquela que num mesmo grupo reúne José Serra e Aécio Neves. Com isso, somados a Marina e Campos, formam um grupo que hoje não votaria em Dilma. São 32% em Dilma e 53% nos demais.

2. Instrução

Dilma sempre tem suas melhores performances nos de menor nível de instrução e de menor renda: 38% e 37%, respectivamente. Da mesma forma no Nordeste 42% e no Interior 35%. Nos níveis de maior escolaridade e maior renda tem os mesmos 21% e nas Regiões Metropolitanas 28%.

3. Nordeste

Mesmo nos níveis menores de escolaridade e renda a soma dos demais alcança 47% e 52%, superando com folga os 38% e 37% de Dilma. No Nordeste, onde Dilma tem 42%, os demais somam 45% e no Interior 50%, também superando Dilma com 35%.

4. Marina

Marina tem 34% nos de nível superior e 33% nos de renda mais alta, superando amplamente os 21% de Dilma. Serra tem 13% e 7% nesses níveis mais altos. Aécio 12% e 18%. Portanto, Aécio vai melhor que Serra no nicho de escolaridade  potencial do PSDB. Esse nicho –com mais acesso a informação- indica uma percepção a favor de Aécio, o que deve estimular Serra a buscar o PPS ou ficar no PSDB como candidato ao Senado.

5. Conhecimento

Os eleitores respondem que conhecem Muito Bem: Dilma 58%, Marina 29%, Serra 44%, Aécio 17% e Campos 7%.

6. Credibilidade

Dilma perdeu completamente a credibilidade como gestora econômica. O nome de Lula aí tem 42%, Dilma 12%, Serra 11%, Aécio 8%, Marina 8% e Campos 2%. Excluindo Lula e calculando as porcentagens dos demais entre si, Dilma tem 29%, Serra tem 27%. Aécio e Marina 20% e Campos 4%. Não será por aí que terá seus votos ano que vem, reforçado pela percepção do tipo “Dilma não é Lula”.

7. Espontânea

Finalmente, Dilma manteve-se em 16% na resposta espontânea (em quem votaria sem indicar nome), repetindo a última pesquisa. Isso é um sinal que o crescimento na induzida é mero efeito de superexposição depois do abalo que sofreu pós-manifestações nas ruas.

Anúncios

Um comentário

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s