5 motivos para ser contra o Bolsa Pódio


O que é Bolsa Pódio?

Bolsa Pódio é um programa do governo que tende a ajudar o Brasil a incrementar o esporte nacional e a avançar na preparação dos atletas de ponta para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Dilma hoje anunciou a concessão da bolsa a 44 atletas paralímpicos de seis modalidades: atletismo, natação, judô, remo, bocha e ciclismo. Eles serão os primeiros a receber o benefício, com valores entre R$ 5 mil e R$ 15 mil, em homenagem a seu desempenho no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico de Lyon, na França.

Ta sobrando
“No total, vamos oferecer 160 Bolsas Pódio para os atletas olímpicos e paraolímpicos, e começamos com esses 44 atletas paraolímpicos. Eles foram selecionados graças ao excelente desempenho que tiveram em competições mundiais, o que os colocou entre os 20 melhores atletas do mundo nas suas categorias”, enfatizou a presidente. Ressaltou do que o desempenho do Brasil na competição superou as expectativas.

5 motivos para ser contra a Bolsa Pódio

1- Prioridade

Sinceramente, será que o Brasil realmente quer dar uma bolda de 15 mil para um atleta? Será que esse dinheiro não seria melhor investido na educação? Será que o povo preferiria ver esse dinheiro custear o treinamento de um atleta ou o remédio de um doente num precário hospital público?

2- Valor

Primeiro concederão a poucos atletas paraolímpicos para que ninguém critique o projeto, mas depois concederão 160 bolsas para outros atletas. Levando em consideração que 5.000×160=800.000 de gasto por mês, teremos, no mínimo, um gasto de quase 10 milhões de reais com esse projeto. Dinheiro suado do contribuinte que descerá pelo ralo num evento esportivo que apenas estorquiu nosso erário público.

3- Precedente

Quem vai decidir quem ganha e quem não ganha? Será que muitos atletas necessitados não ficarão de fora dessa bolsa e se indignarão? No final das contas, se o Brasil for ajudar todos os atletas que precisam teremos que gastar muito mais recurso nesse projeto.

4- Pão e circo

O Brasil já gastou bilhões  nesses jogos Olímpicos e agora vai gastar ainda mais para que os atletas tenham um bom rendimento? Isso não passa de uma forma de criar um ambiente de pão e circo próximo a uma eleição na qual o governo está mal avaliado.

5- Investimento

Isso não passa de uma medida paleativa que tende a mascarar a falta de investimento privado no esporte. Enquanto não houver incentivo para que a iniciativa privada invista, não haverá investimento público que sane essa mazela.

Um comentário

  1. O país não está precisando de atletas, não. Está precisando é de gente trabalhadora e de governos mais honestos. Fazem essas doações com o nosso dinheiro e não ficam com a face nem rosada, queria tanto que me perguntassem onde quero que seja aplicado o meu suado dinheiro.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s