Você sabe o que é obesofobia? O que aconteceria se os gordos formassem um movimento político?


É muito triste ver alguém que se diz combatente do preconceito contra homossexuais, como é o caso do deputado Wyllys, fazer uma ofensa obesofóbica como essa. Da mesma forma que ele pede respeito para que aceitemos a condição sexual dele, ele, como deputado, deveria respeitar a obesidade alheia. Mandar fazer dieta é dose. 

O que á obesofobia?

A obesidade não escolhe crença, cor, orientação sexual ou condição social. Hoje, praticamente hoje toda a família tem um obeso. O preconceito contra os gordos é mais evidente com mulheres. Gordos sofrem preconceito não só nas entrevistas e no emprego, (se for disputar uma vaga de trabalho,precisa torcer para que nenhuma magra queira o mesmo posto),como também em: festas, lugares públicos, restaurantes, ônibus ,bancos e em diversos locais.

“Um dos grandes desafios enfrentados por indivíduos com sobrepeso e obesidade, sem dúvidas, é o preconceito. O preconceito nada mais é que um conceito formado previamente e que sempre acaba por ser reducionista e equivocado.

Até hoje convivemos com discursos do tipo: “as pessoas gordas são lentas”; “as pessoas gordas são preguiçosas”; “as pessoas gordas são obcecadas por comida”. Infelizmente, ainda temos que lidar com estes conceitos pré-formados, reiterados e disseminados dia a dia, que só colaboram para a marginalização de quem faz parte desta fatia da sociedade”.

O que aconteceria se os obesos integrassem um movimento político?

 

1- Cotas para gordos nas universidades

Você sabia que os gordos não estão devidamente representados no mercado de trabalho? A saída seria implementar cotas para gordos nas universidades. Somente assim os gordos poderão ascender socialmente e se desvincilhar desses anos de preconceito promovido pela ditadura da magreza.

2- Lei da criminalização da obesofobia

“Basta de humilhação da população obesa do Brasil. Queremos um lei que criminalize a injúria obesofóbica. A obesofobia só existe por causa dos discursos radicais que existem em alguns setores da sociedade”. Esse seria o discurso de qualquer deputado que quisesse promover a PL 211, a lei que criminaliza a obesofobia. Qualquer crítica a um obeso ou à obesidade seria punida com 3 anos de cadeia. É óbvio, a PL 211 não tipificaria o que é obesofobia – para poder ser o mais abrangente possível. Apenas criminalizando o discurso preconceituoso nos veríamos livres do preconceito. Não é com educação, é com repressão à opinião.

3- Criação da Bolsa obesidade

Devido aos anos de preconceito imposto pela sociedade, nada mais justo que criar uma compensação a população obesa do Brasil por todos esses anos de perseguição. Com o Bolsa Obesidade, o obeso poderia comprar alimentação e medicação para os problemas produzidos pela obesidade.

4- Proibir a reversão da obesidade

A obesidade é genética! Dessa forma, o correto é impedir que profissionais atendam pacientes que queiram deixar de ser obesos. A obesidade deve ser aceita, não tratada. Aliás, o profissional pode até fazer com que o paciente aceite sua condição, o que ele não pode é tentar mudá-la. O paciente não tem o direito de deixar de ser obeso. Motivo? Classificar a obesidade como doença ou simplesmente tratá-la corrobora para a perpetuação do preconceito contra os obesos.

5- Dia do Orgulho Obeso

Com dinheiro público destinado ao incentivo à Cultura (é claro), a Avenida Paulista sediaria o anual Dia do Orgulho Obeso. Em trios elétricos, vários manifestantes iriam denunciar o preconceito e reafirmar o orgulho que têm de integrarem o time dos obesos.

OBS 1: O conteúdo do post é irônico e jocoso. O preconceito contra obesos existe, e, assim como qualquer outro, só será mitigado com a conscientização popular.

OBS 2: Obesofobia é medo de ficar gordo. Por falta de um termo, usei essa palavra com outro sentido. Apelo à licença poética.

Anúncios

2 thoughts on “Você sabe o que é obesofobia? O que aconteceria se os gordos formassem um movimento político?

  1. Sensacional o post

    Curtir

  2. excelente matéria , e esse Jean aff é ,mais maluco são as pessoas que votaram nele kkk

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close