Pesquisa Ibope presidente 2014: Voto distribuido entre as religiões


pesquisa de 2010

1) Proporção

Os católicos são 60% do eleitorado nacional. Os evangélicos são 24%. Todas as outras religiões somadas, mais os agnósticos e ateus, chegam a apenas 16% dos eleitores.

2) Católicos

Dilma ganha de Marina por 32% a 19% entre os católicos. No mesmo segmento, Aécio chega a 13%, e  Campos  tem 5%.

3) Evangélicos

Marina tem 28% e Dilma 29%. Campos vai a 7%, e Aécio,11%. Detalhe: Marina é pentecostal praticante da Assembleia de deus.

4) Resto

Entre adeptos de outras religiões, ateus e agnósticos está 26% para Dilma, contra 21% de Marina.

6) A devota ateia

66% dos que declaram voto em Dilma seguem o catolicismo. A razão para a predominância do voto católico em Dilma é geográfica. A presidente só não caiu mais porque manteve uma força eleitoral acima da média no Nordeste, região mais católica do Brasil.

7) Gospel power 

O maior crescimento de Marina nos últimos meses foi entre os evangélicos: ela ganhou 11 pontos entre eles. Como já ocorrera em 2010, Marina vai melhor entre os evangélicos: 33% de seus eleitores é dessa fé.   Veremos o que irá acontecer quando, ao chegar na eleição, Marina for confrontada com temas como aborto e casamento gay. É bem possível que boa parte do eleitorado evangélico, descontente com o progressivismo da candidata, acabe correndo para Campos ou Aécio.

9) Sem fé

O grupo dos sem-religião ou adeptos de outras religiões é o que tem menos fé nos candidatos a presidente: 1 em cada 4 diz que vai anular ou votar em branco.

10)Poder do PT

A crença no PT está em baixa, porém. Caiu a 22% do eleitorado, quase cinco vezes mais do que as do PMDB e do PSDB.
Voto exclusivo

Dilma lidera, com 24% de eleitores que só votariam nela. São proporcionalmente mais velhos, menos instruídos, mais pobres, moram em pequenas cidades e se concentram no Nordeste. Marina tem 12%, Aécio tem 8%, Campos e Joaquim Barbosa têm 3% cada. Essas taxas confirmam a maior probabilidade de um 2º turno Dilma X Marina.

Fonte: Vox Populi

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s