Idade Mínima

O Ministério da Saúde anunciou a suspensão da Portaria nº 859, publicada nesta quarta-feira, que reduzia de 18 anos para 16 anos a idade mínima para o tratamento hormonal no Sistema Único de Saúde (SUS) para mudança de sexo.

O documento também estipulava que pessoas com 18 anos poderiam fazer a cirurgia de troca de sexo, desde que com indicação médica específica e acompanhamento prévio de dois anos com uma equipe multiprofissional. Antes, a idade mínima exigida era 21 anos. O ministério informou que a portaria está suspensa até que sejam definidos os protocolos clínicos e de atendimento no processo transexualizador (processo de mudança de sexo).

O governo, segundo a pasta, convidará representantes dos serviços de saúde que trabalham com o tratamento e outros especialistas para definir os critérios de avaliação do candidato, de obtenção da autorização dos pais e responsáveis, no caso de menores de idade; e de acompanhamento multidisciplinar ao paciente e aos parentes. Atualmente, há quatro centros cirúrgicos aptos a fazer a cirurgia pela rede pública, ligados às universidades federais de Goiás, São Paulo, do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Fonte: Zero Hora

Comento

O Brasil é praticamente uma contradição que se tornou um país. O CFP proíbe que uma pessoa tente mudar sua orientação homossexual usando seus próprios recursos; em contrapartida, o governo quer que pessoas possam trocar de sexo através do serviço público de saúde. Para esse governo do PT, enquanto os nossos doentes morrem nas filas dos hospitais, a prioridade é trocar o sexo dos transgêneros. Sem mais.

Anúncios