A onda de frio que atinge o Sul do país já provocou neve em ao menos 128 cidades da região nesta semana e fez com que Curitiba e Florianópolis vivessem um dia histórico nesta semana. Em Cutitiva, nevou pela 1ª vez em 38 anos. Florianópolis ganhou um visual andino por algumas horas pela manhã, quando o morro do Cambirela, na cidade vizinha de Palhoça, ficou com o topo coberto pela neve.

Só em Santa Catarina, ao menos 92 municípios registraram o fenômeno nos últimos dois dias. A mínima atingiu -7,7ºC na serra do Estado ao amanhecer desta terça. Em Curitiba, a neve foi tímida: durou minutos, surgiu em apenas alguns bairros e não chegou a acumular em carros e telhados.

(FONTE: Folha de São Paulo)

Comento:

São em momentos como esses que nossa fé no aquecimento global é abalada, digo, congelada. Ainda assim, é precipitado demais dizer que o aquecimento global não existe. O que alguns cientistas se perguntam é se o aquecimento global é causado pelo homens. Caso não for, de nada adianta esforços hercúleos para regular o clima no planeta. Outro ponto que não se pode desconsiderar é que o Sol tem um movimento sazonal (dura anos) que faz com que de tempo em  tempo sua proximidade com a Terra seja aumentada. É por isso que não dá para comparar o clima no planeta tomando o ano passado como referência.

Anúncios