Pesquisa CNI/Ibope: Sérgio Cabral tem a pior aprovação dentre todos os governadores, já Campos tem a melhor


Aprovação segundo Ibope

Eduardo Campos (PSB – Pernambuco) 58%

Beto Richa (PSDB – Paraná ) 41%

Cid Gomes (PSB – Ceará ) 40%

Raimundo Colombo (PSD – Santa Catarina) 30%

Jaques Wagner (PT – Bahia) 28%

Geraldo Alckmin ( PSDB – São Paulo) 26%

Tarso Genro (PT – Rio Grande do Sul) 25%

Marconi Perillo (PSDB – Goiás) 21%

Sérgio Cabral ( PMDB – Rio de Janeiro) 12%

Fonte: Correio Brasiliense

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), é o mais bem avaliado entre os chefes do Executivo de 11 estados analisados pela pesquisa CNI-Ibope, divulgada hoje (25) em Brasília. Campos e seu governo são considerados bons ou ótimos por 58% da população pernambucana.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), assim como seu governo, ficou em segundo lugar entre os mais bem avaliados pela população do estado com 41% dos entrevistados considerando seu desempenho ótimo ou bom. Em terceiro lugar ficou o cearense Cid Gomes (PSB), que teve 40% de aprovação com ótimo ou bom.

Os governadores mais mal avaliados são o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que teve 12% da população considerando seu governo ótimo ou bom; o de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), com 21%; e o do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que teve 25% de avaliação ótima ou boa para ele e seu governo.

A média nacional de avaliação positiva dos governos estaduais ficou em 42%. Os governos do Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo foram os únicos que ficaram abaixo dessa média com 29%, 34% e 40% de aprovação respectivamente.

C0mento:

Essa pesquisa é muito interessante para os governadores que estiverem concorrendo a reeleição. Normalmente quem goza de mais de 50 % de aprovação não tem dificuldade para se reeleger ou indicar sucessor. Já quando a aprovação é menor que 30% fica mais difícil não haver um segundo turno. Se esses números forem corretos podemos decretar o fracasso das reeleições de Marconi Perillo e de Tarso Genro.

Eduardo Campos

Ranking dos governadores do Datafolha em 2001

A alta aprovação de um governador não costuma ser um bom sinal de vitória numa campanha presidencial. Como podemos ver acima, Garotinho era o governador mais bem avaliado do Brasil em 2001 e mal conseguiu chegar ao segundo turno em 2002. Já Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, apesar de ser bem avaliado no seu próprio estado fracassou por duas vezes em chegar a um segundo turno, em 1998 e 2002. Tanto Garotinho como Ciro fracassaram em conseguir mais de 50% dos votos em seus estados. Logo, essa elevada aprovação de Campos não deve se traduzir numa expressiva votação no Brasil, nem mesmo em Pernambuco.

Um comentário

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s