Crítica & resenha: Homem de Aço


Como sempre, duas opções:

Crítica resumida

O filme é bonzinho, as cenas de lutas são bem feitas, mas ainda prefiro os do Christopher Reeve.

Crítica longa

Edição

Fica evidente que muita coisa ficou de fora da edição final desse filme. Em muitas partes a ação fica incompreensível, pois parece que falta alguma coisa que liga uma cena e outra.

Novo superman

Christopher Reeve ainda é o eterno superman. Seu esteriótipo de beleza comum, seu trejeitos ingênuos e seu semblante gracioso deixavam transparecer o maior poder do superman: a bondade. Já nesse Henry Carvill eu não enxerguei muita simpatia. Diferente de Reeve, Carvill tem cara de macho, barba no rosto e pelo no peito. Se repararmos, nos filmes antigos Reeve era magro e não aparecia sem camisa, coisa que acontece nesse último filme (claramente para apelar para o público feminino).

Cueca

MEU DEUS! HERESIA! Tiraram a cueca do Superman! Que pecado! Antes tirassem o S do peito que sua marca registrada.

Krypton do Avatar

Alguém reparou que a Krypton desse filme parece um pouco com o universo do Avatar? Animais voadores, mensagem ecológica, militares vilões, etc.

Tudo muito rápido

Esse é o maior defeito do filme. Passa tudo MUITO RÁPIDO! Não dá para prestar atenção em tudo o que acontece nas 2:30 de filme sem se perder em algum momento. Daria para fazer um filme só com os primeiros 40 minutos.

Flashback

O filme usa e abusa do recurso flashback. Muitas vezes isso ocorre de forma natural, mas em outras vezes, me pareceu fora do lugar.

Chico Xavier

Eu detesto ver no cinema algo que não consigo conceber. Uma vez morto, sempre morto. Esse negócio de um personagem morrer e depois ter sua consciência transportada me deu muito encômodo. Se fosse só a imagem do personagem, mas sua consciência é demais. Só em Krypton mesmo…

Jesus Kryspto

O Superman, conceito criado pelo ateu Nietzsche, toma formas completamente religiosas nesse último filme. Um ser com tanto poder iria se desvencilhar de conceitos morais relacionados a religião; do contrário, no filme vemos um ser que tem poderes de um deus se esforçando para ser um ser humano.

As analogias com Jesus percorrem todo o filme. A forma como seu pai o traz para a Terra. O livre arbítrio que não existe em Krypton. A analogia de Zod com Lucifer, o rebelde. Os 33 anos. Várias vezes é chamado de salvador. Lê Platão. Vai a uma igreja e frisa várias vezes que mora no Kansas, um dos estados mais conservadores e evangélicos dos EUA. Fica clara a tentativa de arrebanhar o consumidor cristão.

Cadê aquela mechinha de cabelo encaracolada na testa?

Lutas Dragon Ball Z

O que faltou no fracassado Superman de 2006 sobrou nesse filme: pancadaria. Com exceção de algumas cenas (onde acontece muita coisa ao mesmo tempo), gostei de todas as lutas.

História

Escrito pelo David Goyer, o mesmo que escreveu o Dark Knight, esse filme abre todas as brechas para uma possível trilogia ou filme da Liga da Justiça. No fim da história, o deus prefere ser homem.

Clark Crente

 

Terminando, uma coisa que me encomodou no final é a forma descabida como ele se torna repórter: depois de 33 anos de idade, sem ter faculdade e de uma hora pra outra. Realmente não houve tempo no filme para desenvolver isso…

Não julgue o filme pelo tamanho do bíceps do protagonista! Reeve, como você faz falta! Se eu encontrar com o cavalo que te derrubou eu juro que mato ele por você.
Anúncios

1 thought on “Crítica & resenha: Homem de Aço

  1. jose_claudemir@yahoo.com.br 02/01/2016 — 16:27

    O diabo querendo desviar a mente do povo do caminho cristão. Dentre a tantas “induções” em vários filmes, neste, esta frase foi a mais atrevida e provocativa: “se o superman não matar a Deus, o diabo matará”. Creio que a paciência de Deus está além do limite – logo este planeta chega ao fim.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close