A hipocrisia do financiamento público de campanha


Caiu na rede, é peixe?

Brasileiros sortudos

Infelizmente, todos os 4 principais candidatos a eleição presidencial de 2014 concordam numa coisa: financiamento público de campanha. Na opinião de Dilma, Aécio e Marina, limitar o dinheiro privado nas campanhas seria fundamental para mitigar a corrupção, uma vez que o alto custo das campanhas praticamente “obrigaria” os políticos a sujarem as mãos.

O que nenhum desses gênios deve estar imaginando é que hoje, mesmo com o financiamento privado de campanha, existe uma prática comum em todos os partidos: o caixa 2.

Caixa 2

Caixa 2 são recursos financeiros não contabilizados e não declarados aos órgãos de fiscalização, sendo o de Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa crimes bem mais graves. O Caixa Dois é utilizado por algumas empresas, que deixam de emitir ou emitem notas fiscais com valor menor ao da transação realizada, para que sejam devidos menos tributos, devendo pagar a diferença ao Erário, com a multa. Assim, ao declarar os valores das notas fiscais aos órgãos fiscalizadores, apuram menos tributos a recolher ao erário(sonegação). A diferença constitui o caixa dois, “esquecimento do Contador da Empresa”.

Hipocrisia

Não é preciso ser nenhum gênio para imaginar que o financiamento público não iria acabar com atuação política das grandes empresas. A única mudança provável é que os recursos que hoje são repassados legalmente seriam destinados para o Caixa 2, enquanto que recursos que hoje são destinado a saúde e à educação poderiam acabar nas campanhas políticas.

Caso da Marina

Acho que a Marina é, sem sombra de dúvidas, a mais honesta dos candidatos de 2014. Sendo assim, não vejo problemas nela viajar com o dinheiro privado. Se é dinheiro privado e dado voluntariamente, cabe ao político honesto não devolver o favor. O ruim mesmo seria se ela viajasse com o dinheiro publico. Logo, se viajar com dinheiro público é imoral, pior seria fazer campanha com ele – como, aliás, ela defende.

Anúncios

Um comentário

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s