Cirurgia de mudança da cor do olho: racismo ou modismo?


Globo x Record

Nesse domingo, tanto o Fantástico quanto o Domingo Espetacular exibiram reportagens sobre cirurgias que prometem mudar a cor dos olhos. O mais interessante foi perceber que a matéria da Globo foi muito melhor do que a da Record, prova disso é que até o médico que foi colocado como “do bem” na Record, na Globo, foi denunciado.

Origem

No princípio, a humanidade tinha apenas olhos castanhos. Os olhos azuis só surgiram depois de uma mutação genética no gene OCA2, que codifica a Proteína P, que por sua vez regula a produção de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele, cabelo e olhos. Hoje, estima-se que 8% da população tenha olhos azuis.

Beleza azul

Apesar de causar encômodo quando exposto ao sol, os olhos azuis sempre foram tidos como um atributo de beleza na nossa sociedade. Aliás, em quase todo o mundo – com exceção dos países de predomínio caucasiano – os olhos azuis são vistos como um traço exótico.

Influência religiosa

Agora é importante perceber que o esteriótipo de beleza europeu não é, nem de longe, unânimidade fora do ocidente. Na China, uma menina com olhos azuis é isolada socialmente e, na África, albinos são dizimados. Esses dois fatos têm influência religiosa.

Beleza excludente

No Japão, até hoje, ter cabelo crespo é tido como um diferencial. Esse exemplo demonstra que geralmente a sociedade coloca como padrão de beleza exatamente o padrão excludente que existe no local, ou seja, ter um padrão de beleza excludente pode não ser um fator preponderante para avaliar de a sociedade é racista; mas, com certeza, exclui determinadas etnias do padrão em questão.

Mudando pelo padrão

Hoje, o imediatismo e o consumismo da nossa sociedade faz com que cada vez mais pessoas apelem para a ciência para se adequarem ao padrão de beleza imposto. Ao invés da sociedade mudar seu padrão para se adequar a realidade da população, é a população que persegue métodos estéticos para se adequarem ao esteriótipo de beleza. Isso explica porque é crescente a indústra da estética, do alisamento de cabelo, das academias, do bronzeamento, das lentes de contato e da cirurgia plástica.

Perda da identidade étnica

Essa busca pela beleza deixa suas mazelas. Em países asiáticos, como a Coreia, cirurgias plásticas para mudar traços étnicos são tão comuns que boa parte das celebridades já não possui características condizentes com sua etnia. Essa padronização faz com que um concurso de beleza, como o Miss Coreia, tenha competidoras com feições completamente iguais.

O vencedor do Miss Coreia 2013 deveria ser o cirurgião plástico.

Beleza bizarra

Esteticamente, qualquer pessoa admite que o olho azul é mais bonito que o escuro, mas, como podemos perceber no nosso cotidiano, não é todo mundo que fica bem de olho azul. A maioria das mulheres que usam lentes acabam muitas vezes ficando estranhas. Geralmente, a lente azul combina mais com pessoas que já têm olhos e pele clara.

Personalização perigosíssima

A própria existência de pessoas que arriscam ficar cegas para trocar permanentemente a cor dos olhos é algo preocupante. Isso evidencia como as pessoas não aceitam seus próprios traços e como não valorizam sua própria beleza. Além disso, essa cirurgia promove uma artificialidade perigosa. Independente dos riscos e do resultado, podemos concluir que a existência desses  métodos é algo danoso para a sociedade. Até porque, se isso virar moda, a beleza vai começar a custar literalmente os olhos da cara.

4 comentários

  1. A sociedade é meio burra, tentando se enquadrar num padrão de beleza estipulado pela mídia… Aí vc vê como é fácil manipular as multidões…

    Curtir

  2. I simply want to mention I’m very new to weblog and honestly savored you’re blog. Most likely I’m going to bookmark your site . You absolutely come with beneficial articles and reviews. Appreciate it for sharing with us your website page.

    Curtir

  3. NESSE COMPORTAMENTO SOCIAL, PERCEBEMOS QUE DE UM MODO GERAL, NEM SEMPRE AS PESSOAS SE ACEITAM. SEMPRE TEM ALGO EM SEU CORPO QUE DEVERIA MUDÁ-LO. SE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA SE ACEITAR, COMO PODE SE AMAR, AMAR A VIDA E AS PESSOAS ?

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s