Proporção de católicos e evangélicos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro


Fonte: Genizah

Como podemos observar, quanto mais distante do centro, maior é a concentração de evangélicos.

Crentes e católicos

Em São Paulo, os bairros ricos do centro são os mais católicos, enquanto que os mais afastados tem maior proporção evangélica. Por mais estranho que pareça, essas regiões mais evangélicas costumam votar para prefeito em políticos petistas, enquanto que essas regiões mais católicas tem um histórico de votar mais em políticos janistas, malufistas e tucanos.

Judeus

Já os judeus ( 34 mil na cidade) estão concentrados nos distritos de Santa Cecília, Jardim Paulista e Perdizes, e também no Bom Retiro e Consolação, onde fica o bairro de Higienópolis.

Espíritas, budistas,mulçumanos e cambomblecistas
Os espíritas (448 mil) estão mais concentrados no Tatuapé, Mooca e Água Rasa, onde há mais de 10% de adeptos da religião. Já a maioria dos muçulmanos (6 mil) está no Pari. Os budistas ( 63 mil) se concentram na Saúde, Jabaquara e Liberdade, distritos que também têm porcentual orientais. Os 56 mil adeptos de religiões afro-brasileiras estão mais espalhado em distritos  como Tucuruvi e Carrão, cerca de 2% dos seus moradores se declararam adeptos dessa religião.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o mesmo fenômeno que ocorre em São Paulo se reproduz sem muitas diferenças. Evangélicos estão concentrados principalmente na Zona Oeste da cidade e católicos têm mais concentração na Zona Sul. Quanto mais  distante do litoral da cidade, maior a incidência de fiéis evangélicos. A explicação para tal fenômeno seria o  fluxo de demográficos nesses bairros periféricos, que facilitariam o estabelecimento das igrejas nessas regiões. Muitas vezes o cidadão vem de outras cidades ou estados, acaba tendo que morar na periferia por motivos econômicos, e decide começar a frequentar uma instituição religiosa para criar laços sociais.

Cinturão da bíblia

Nos Estados Unidos, a região onde o cristianismo tem mais influência cultural é chamada de Biblebelt. Mesmo havendo outras regiões que possam contar com mais cristãos, somente no Biblebelt as tradições cristãs parecem ser uma constante dentro da sociedade americana. O bible belt americano compreende o sul do país, passando do Texas até a Flórida.

Cinturão da bíblia americano.

No Brasil, não existirá um bible belt porque os evangélicos estão espalhados principalmente nas periferias das grandes cidades. Porém, se fôssemos considerar as regiões onde a igreja católica tem mais presença cultural, certamente compreenderia Minas e o Nordeste.

Como podemos observar acima, a principal concentração de evangélicos está se estabelecendo nas periferias e em estados pouco populados, enquanto que a principal concentração católica vai das cidades do interior(Minas, Nordeste e parte do Sul).

Anúncios

2 comentários

  1. Right now, this article is something that you do not see everyday. It’s a great thing that I found this post thanks to my pal who revealed it to me. It’s very extraordinary for a blogger to waste a large amount of persistence passing along the information that you shown. It is quite evident that you put a considerable amount of time and energy into this so I praise you!

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s