Dilma é carta fora do baralho? Será que o Lula volta? 7 considerações sobre o tema


Depois do rápido derretimento de Dilma nas últimas pesquisas, todo mundo já está falando na volta do Lula. Acho improvável por alguns motivos:

1- Tendência de queda

Lula teria 46%, contra 37% dos outros candidatos somados( 19% de Marina, 14% de Aécio e 6% de Campos). No entanto, pesquisas feitas ano passado mostravam ele com 69% e 56% de intenção de voto. Se considerarmos que a maré econômica será desfavorável, tudo indica que até esses 46% de Lula tendem a diminuir.

2- Chuteiras penduradas

O próprio Lula já se manifestou várias vezes negando que iria voltar a política. Até quando motivado a concorrer ao governo de São Paulo ele desconversou. Se ele é inteligente, é melhor terminar por cima. Na América Latina, TODO o presidente que voltou se ferrou!

3- Teatro desmontado

O único cenário favorável para a volta de Lula seria um cenário onde a situação estivesse boa e Dilma, por problemas pessoais, decidisse não tentar a reeleição. Por aclamação, o PT indicaria Lula, que venceria facilmente. O problema desse cenário é que a situação está ruim, Dilma não parece querer largar o osso e Lula não parece interessado em voltar – até agora. A única coisa real é a vontade da militância petista de eleger de novo o metalúrgico.

4- Vexame histórico 

E se ele perdesse? Já pensou a humilhação que ele iria ter? Esse é um risco que o velho Lula não gostaria de correr. Se a conjuntura fosse fácil, até imagino que ele poderia tentar mais uma vez, porém, a conjuntura é complicadíssima para o PT. Todo esse esforço de fazer campanha em todo o Brasil poderia ser algo que ele não poderia estar interessado.

5- Admitir os erros 

Imaginemos um debate entre Lula e Aécio no segundo turno. Será que o Lula ia ter a coragem de admitir que a pessoa que ele indicou falhou? Será que ele ia admitir que praticamente indicou para a presidência uma pessoa despreparada? Será que o Lula ia admitir que a culpa pela Copa é dele que a trouxe pra cá? Se Lula voltasse, seria assombrado por toda a sorte de perguntinhas encômodas.

6- Brigas internas

Já imaginaram o desgaste e a divisão que haveria dentro do PT caso Dilma não aceitasse ceder lugar ao chefe? Essa própria discussão, que a própria mídia esquerdista adora fomentar, iria expor as entranhas do partido e o enfraqueceria ainda mais. É bom deixar claro que a Dilma é vista por muitos no PT como uma brizolista e é incapaz de seduzir as bases do partido como Lula fazia.

7- Muita sacanagem 

Vocês acham que o povo iria aceitar a volta de Lula nessa conjuntura? Seria uma falta de vergonha tão grande que muitos eleitores da Dilma iam reparar que o partido faz qualquer coisa para se manter no poder. É natural que o presidente tente a reeleição. Se Dilma aceitar ceder o lugar para o Lula, será lembrada para sempre como um mero poste – como foi o caso de Dimitri Medved, que cedeu seu lugar para o Putin.

Além do mais, depois de governar por 4 anos, ser reeleito mesmo com o Mensalão, conseguir eleger uma ilustre desconhecida ao posto mais alto do nosso sistema eleitoral e, finalmente, voltar depois de 4 anos como se nada tivesse acontecido, poderia dar a impressão de que vivemos numa republiqueta.

4 comentários

  1. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just too fantastic. I really like what you’ve acquired here, really like what you are saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible. I can’t wait to read far more from you. This is really a wonderful site.

    Curtir

  2. You’re so cool! I don’t believe I’ve truly read through anything like this before. So nice to discover another person with a few genuine thoughts on this issue. Seriously.. many thanks for starting this up. This website is something that is needed on the web, someone with a bit of originality!

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s