Marina Silva, o preconceito dos evangélicos e o preconceito aos evangélicos


Estado laico

O vídeo acima é um trecho de um debate sobre laicidade do Estado com a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade. Um dos participantes, quando disse que participaria de um debate sobre o tema, informou que foi advertido por uma pessoa que a Marina era evangélica – o que ficou implícito era que, por ser evangélica, Marina não seria a favor do Estado laico.

Meio ambiente

Apesar de não concordar com a ex-petista Marina Silva em muitos pontos, é louvável a coerência política dela na leitura da polêmica envolvendo o deputado Marco Feliciano. Segundo Marina, Feliciano não está ocupando o cargo de forma indevida por ser evangélico, mas por não ter o perfil necessário para ocupar a cadeira. Ela ainda disse que Feliciano é tão imcompatível com a presidência da CDHM quanto a presença do Blairo Maggi na Comissão de Meio Ambiente.

E os seus amigos mensaleiros?

Aqui fica a minha discordância. Os únicos deputados membros de comissão que são, na minha opinião, imcompatíveis são os corruptos condenados (José Genoíno, João Paulo Cunha, Paulo Maluf, etc). Além do mais, estes corruptos, diferente do Feliciano e do Maggi, estão na comissão mais importante do congresso: a Comissão de Constituição e Justiça. Marina perdeu uma excelente oportunidade de criticar seus ex-colegas do PT.

Democracia é discordar

Além do mais, que moral tenho eu para exigir a saída de alguém de alguma comissão da câmara? Não é democrático que se expulse alguém apenas por causa de uma ideologia discordante. Segundo essa lógica marinesca, eu poderia exigir as saídasdo deputado Jean Wyllys, do Domingos Dutra e da Erica Kokay por achar que eles não tem perfil para estar na comissão de direitos humanos. Não! Vivemos numa democracia! Mesmo discordando deles, eles devem estar lá representando seus eleitores. Uma democracia existe para falar o que os outros não querem escutar e para escutar o que não queremos ouvir – o resto é ditadura.

Feliciano >Genoíno

É evidente que Feliciano só passou pelo que passou porque é evangélico. Tanto isso é verdade que nenhum mensaleiro petista condenado experimentou um milésimo da cobertura negativa que ele recebeu.

Grupos antagônicos

Marina Silva diz que sofre até hoje preconceito por dizer ser crente. Na minha visão, boa parte desse preconceito direcionado aos evangélicos é motivado pelo preconceito que os próprios evangélicos direcionam a outras camadas da sociedade e pela mera aversão ao diferente. Mesmo com todos esses poréns, a atitude da Marina é realista. Mesmo sabendo que é uma minoria, ela sabe ser uma minoria. Não defende cotas para crentes e  nem defende uma lei que criminalize quem os ofenda. Ela entende que a sociedade é feita por grupos antagônicos e que o atrito entre eles pode ser inevitável, mas o importante é que não seja proibido.

Um comentário

  1. … [Trackback]

    […] There you will find 65637 more Infos: acidblacknerd.wordpress.com/2013/06/29/marina-silva-o-preconceito-dos-evangelicos-e-o-preconceito-aos-evangelico/ […]

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s