Lula convoca movimentos sociais para protestar. Mas contra quem?


Fugindo da cruz

Nos últimos dias, todos têm se perguntado o porquê do silêncio de Lula devido a essas manifestações. O silêncio do petista ficou ainda mais alto depois que FHC deu várias entrevistas sobre o assunto. Por que motivo FHC, que saiu em baixa, falaria de um assunto e Lula, que saiu em alta, fugiria da imprensa?

Realidade

Antes de 2002, uma frase famosa do José Dirceu era :” O PT não rouba e nem deixa roubar”. Hoje essa frase parece inocente, mas, no passado, muita gente achava que ela poderia ser verdade. Até esse escriba cria que com a chegada do “partido da ética” ao poder, a corrupção seria mitigada. Antes do PT chegar ao poder, muita gente achava que os problemas do Brasil eram culpa do PSDB/DEM, e que com a chegada de Lula, a corrupção fatalmente acabaria. A realidade não poderia ser mais diferente. Um dos motivos dos protestos é a total descrença nos quadros políticos, uma vez que, para o povo, nem PT nem tucanos tem condições de representá-los.

Fonte: O Globo

Surpreendido pelas manifestações que tomaram conta do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula tem reunido os movimentos sociais mais próximos do PT para tratar dos protestos. O tom de Lula impressionou os jovens de grupos como o MST, a União da Juventude Socialista (UJS), o Levante Popular da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Em vez de pedir conciliação para acalmar a crise no governo, Lula disse que o momento é de “ir para a rua”. Convidados pelo ex-presidente, cerca de 15 lideranças participaram do encontro anteontem, na sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. 

— Ele chamou os movimentos de que tem mais proximidade, queria ouvir, saber a impressão. Colocou que é hora de trabalhador e juventude irem para a rua para aprofundar as mudanças. Enfrentar (politicamente) a direita e empurrar o governo para a esquerda. Ele agiu muito mais como um líder de massa do que como governo. Não usou essas palavras, mas disse algo com “se a direita quer luta de massas, vamos fazer lutas de massas”— disse um líder de um dos movimentos sociais.

Confronto contra o quê?

Pelo discurso do Lula, a hora é do contra-ataque, mas contra o quê? O povo que está nas ruas não está com as bandeiras da direita mas com anseios apartidários. Todos sabemos que os movimentos não são pró-tucanos, então por que motivo Lula gostaria de partidarizar o protesto? Por puro oportunismo político. A intenção de Lula é aproveitar essa comoção popular para empurrar o governo ainda mais para a esquerda.

De quem é a culpa?

A Copa da qual todos estão protestando contra foi trazida pelo governo Lula. Foi ele que prometeu a melhor Copa de todos os tempos, que melhoraria a infraestrutura nas cidades-sede. A realidade é que foram os gastos exorbitantes com a Copa que trouxeram de volta a inflação. De 2010 até 2013, o número de cédulas em circulação aumentou em 40%. Dessa forma, não há como não haver inflação. Portanto, o aumento das tarifas de ônibus veio por causa da inflação, e a inflação veio por causa da Copa do PT. Em outras palavras, mesmo apartidário, o movimento foi causado pelos atos do partido que está no governo.

Que venham pra rua!

Por muito tempo as esquerdas tinham o monopólio da mobilização popular. Enquanto os protestos eram contra o Alckmin, a esquerda viam as manifestações como legítimas; porém, agora que as manifestações estão criticando a forma como o poder atua no país, as esquerdas dizem que o movimento é direitista. Até agora, todas as tentativas do PT se infiltrar de forma oportunista nos protestos fracassou. Não vai ser agora que o Lula vai conseguir enganar o povo mais uma vez. Afinal de contas, um golpe não funciona duas vezes contra um mesmo cavaleiro.

2 comentários

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s