Suprema Corte americana libera o casamento gay


Revolução Republicana

Na gestão do presidente democrata Bill Clinton, o ano de 1994 ficou marcado como um ano histórico para o partido republicano. Motivados pelo Contrato com a América, conservadores tomaram o controle do Congresso e venceram eleições tidas como improváveis – essa vitória ficou conhecida como Revolução Republicana.

DOMA

A história ensina que toda a vitória política deve ser acompanhada pela vitória cultural, do contrário, não gerará frutos. Os conservadores em 1994 tiveram uma grande vitória, mas a guerra cultural parecia estar no bolso dos liberais. Uma vez no poder, o legislativo americano aprovou o DOMA (Defense of Marriage Act ), que era uma lei, assinada pelo Clinton, que defendia que o casamento era entre um homem e uma mulher em todo o território americano.

Legalização

Com o passar dos anos, homossexuais foram saindo do armário e cada vez mais pessoas se viram com um parente ou amigo homossexual. A luta pelos direitos deles parecia estar cada vez mais próxima do americano comum. Referendo foram feitos e em 12 estados, inclusive a WASP Iowa, o casamento gay foi legalizado.

Prop 8

 

Na Califórnia, a batalha pelo casamento gay ocorreu na famosa Proposition 8. No início, a opinião pública do estado e a imprensa davam como certa a vitória do casamento gay num estado tão liberal. No entanto, grupos conservadores viraram o jogo e firmaram que a vontade do povo californiano era o casamento tradicional.

Supremo

Por causa de todos esses entraves, a questão do casamento gay foi parar no supremo americano, que é dominado por 5 conservadores e 4 liberais. Para quem conhece a política americana, já era esperada a decisão do supremo a favor do casamento gay, pois o mesmo supremo conservador aprovou a liberal decisão obamista do Obamacare.

Tema pesado

Os juízes conservadores não votaram a favor do casamento gay porque são liberais, eles o fizeram para o bem do partido, que está perdendo – e feio – a guerra cultural nos EUA. Tirar essa questão da mesa será benéfico para republicanos, pois 53% dos americanos hoje são a favor do casamento gay e 42% contra. Dez anos antes, 32% era favoráveis, 51% contrários.

Privilégios estendidos

Um ponto interessante é que casais gays eram “prejudicados” por mais de 100 leis federais pelo fato de não serem considerados casados. Agora isso acabou. O problema é que essa decisão enfraquece legalmente o casamento tradicional, pois o Estado passa a vê-lo como não mais a única forma de união gozante de benefícios e privilégios. Perde-se o caráter exclusivo que o casamento tradicional tinha por parte do Estado, pois torna-se apenas mais um tipo de união aceita.

Homem+homem= homem + mulher= mulher + mulher?

Legalmente o casamento gay não tem perdedores, socialmente isso pode não ser verdade, pois aonde foi legalizado o número de casamentos diminuiu. Estender benefícios do casamento para uniões não-tradicionais e para uniões estáveis é apenas mais uma forma de colocar o casamento tradicional num ponto abaixo do que ele estava no passado. Ao igualar diferentes, a igualdade pode não ser tão boa quanto imaginamos.

Anúncios

3 comentários

  1. Woah! I’m really enjoying the templatetheme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s difficult to get that “perfect balance” between usability and appearance. I must say you have done a excellent job with this. Additionally, the blog loads super quick for me on Opera. Outstanding Blog!

    Curtir

  2. Silver is usually priced by economy value, other wise referred to as melt price. This will be the value of any silver that’s melted straight down and offered by weight on view market at needs to be prevailing price actually is. As almost daily of this writing, the current price of silver is actually approaching oz.

    Curtir

  3. I just want to say I’m new to blogging and site-building and certainly liked you’re blog. Probably I’m likely to bookmark your website . You certainly have awesome well written articles. Thanks a lot for revealing your blog site.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s