Por que o Big Brother e a Fazenda fazem tanto sucesso no Brasil?


Porquê?

Muita gente se pergunta porque reality shows tão rasteiros fazem tanto sucesso no Brasil. Só para se ter uma ideia, os reality show que são mais vistos no Brasil (BBB e Fazenda) são praticamente insignificantes em países de primeiro mundo. Essa desproporção do sucesso desses programas reflete uma série de importantes sintomas destoantes no primeiro e no terceiro mundo.

Canais

Um ponto fundamental para o sucesso dos realitys no Brasil é o fato de serem exibidos nos canais com maior audiência. Nos EUA, grandes canais se recusam a exibir programas rasteiros, com medo de perderem a audiência de conservadores. A exibição do programa num canal forte é vital. Por exemplo, a Band tentou emplacar o reality Busão do Brasil, que acabou chafurdando na lama depois de meses de baixa audiência. Portanto, exibir um reality não é garantia de audiência nem aqui.

Desgaste

Outro ponto importante para levarmos em consideração é o desgaste do modelo. Hoje, a audiência do BBB não chega perto da audiência de sua primeira edição. Isso ocorre porque as pessoas se cansaram de ver os mesmos esteriótipos de pessoas anônimas confinados. Em função disso, o que parece estar dando sobrevida ao modelo são os realitys com famosos.

Psicologia de reality

Segundo psicólogos , a temática de programas como o Big Brother Brasil e Fazenda baseia-se nas emoções primitivas do ser humano, tais como alegria, raiva, tristeza, fofocas, etc… Muitos dos telespectadores, movidos pelo voyerismo e pela sede por imagens constrangedoras dos confinados, não conseguem perceber como estão sendo manipulados por um programa péssimo.

Idade mental
Quanto mais infantilizado o país, maior audiência o programa dá, por exemplo em países de terceiro mundo como o Brasil ou Argentina a audiência é alta, já em países desenvolvidos. Muito se fala que os americanos são hipócritas ignorantes, porém, se analisarmos os principais reality shows americanos (The Voice, Survivor, Amazing Race, American Idol e The Apprentice), vamos perceber que o conteúdo dos programas é muito mais adulto e entretivo do que os realitys brasileiros.

Lixo gosta de lixo

O market share desses reality shows que fazem sucesso no Brasil não passa de 5 a 10% da audiência total em países desenvolvidos. Isso prova que a nossa cultura abraça o lixo televisivo de forma tão forte que muita gente não consegue parar de assistir esses programas, mesmo cansadas com o modelo.

Infância eterna
Os participantes do Big Brother Brasil, Fazenda comportam-se de maneira análoga a adolescentes: são brigas por ciúme, panelinhas, assuntos fúteis, vaidades com produtos de beleza, ingenuidade e outros. Comportamentos típicos da fase de adolescência ou infantilidade. Como o povo brasileiro infelizmente não tem oportunidades de estudo, tem a característica de um povo ‘infantilizado’.

Para mau entendedor...
As emissoras de TV que vivem do lucro perceberam este nicho de mercado e dão exatamente o que o povo é capaz de entender na televisão que se explica porque a qualidade da TV Brasileira é de tão baixo nível, pois a maioria das pessoas desligaria a TV com programas mais inteligentes ou educativos. É por todos os motivos linkados acima que o Teste de Fidelidade ainda é campeão de audiência.

Anúncios

7 comentários

  1. Isso demonstra mais uma vez que a maioria da população brasileira é composta de gente ignorante . Pra comprovar é só ver os protestos que estão acontecendo : não é a massa que está protestando (é claro que há exceções) , mas a grande maioria dos que protestam possui um certo nível de escolaridade e se destaca do grande todo . Esses não são aqueles que aceitam o bolsa família ou o bolsa sei lá o que .

    Curtir

  2. Concordo muito e vou além! Essa é a nossa péssima TV brasileira! Agente acaba assistindo meio que forçado por que a GLOBO e RECORD infelizmente são as emissoras principais do país e são assistida por parentes, amigos que não param pra refletir e deixam se distrair automaticamente com isso!
    Reparem, os participantes do BBB são pessoas que tem o perfil classe média alta, ou quase todos. São tipos bem exibicionistas, estereotipados quase como personagens de uma novela da GLOBO! E a mesmice? No começo, tudo é mil maravilhas, todo mundo “sábio e humilde, amigão” e depois começa a surgir grupinhos, um monte de briguinhas e birrinhas, fofocas, isolamento do mais fraco, outros querem se mostrar impessoais em um julgamento, jogadores, aparecem os pega-pegas até formar alguns casais. O que eu acho mais engraçado é que esse pessoal mimado fica choramingando lá e repetindo que aquilo é vida real, que ensina, mas estão ali completamente manipulados pela GLOBO !!!!!! A Fazenda colocam pessoas tipo, EX-FAMOSOS ou tenta promover algumas pessoas fúteis e mostra um show de verdadeiras babaquices de pessoas “causando” ou tentando mostrar a sua forte personalidade para todos. O POVO assiste e digere essas M?rd?s o tempo inteiro! Com todo esse lixo vem uma mensagem subliminar! A TV tenta passar para o POVO a mensagem ” Faça isso, seja assim, vista-se assim, compre isso, tenha isso também, ETC….! Então aparecem imitadores de tudo isso! Numa sociedade que parece ser motivada e movida pela importância do STATUS e BEM ESTAR de si próprio, a mídia junto com o sistema cria estereótipos! Cria um bando de cabecinhas que acham que vão ser melhor que os outros se forem exatamente como aquilo que está se mostrando! O sistema te diz, ele te ensina, e faz você entrar no jogo! Ensina que a vida é uma verdadeira competição entre as pessoas, onde na sociedade ninguém poupa ninguém para chegar mais alto no topo do sucesso!!!! Fato! Lei dos fortes! Lei da esperteza! Nessa sociedade tudo é panelinha, grupinhos de pessoas ridicularizando um mais fraco, seja no trabalho ou na escola, entre adultos ou crianças, tudo é jogo de interesse, tudo se faz pela vaidade, egocentrismo e ganancia, sempre um quer ser melhor que o outro, mesmo no transito, ou numa fila de banco, sempre o outro puxando o tapete desse um, com traições, falsidades, deslealdades. Tenho certeza de uma coisa! 80% disso é o que nos ensinam o resto. 20% é nossa própria índole! Não são só políticos que tem de mudarem! É o brasileiro, é o país inteiro!

    Curtir

  3. I am exploring the Internet as I never have before. I have more time since I reitred. There is quite a rich diversity of information in blogs so I am getting involved and commenting. I don’t understand everything that is in all the blogs that I read, but I like your presentation here in this blog. I have started my own blog and website. My email and site are included with this post. I hope you approve that I did this. It seems to be customary so I went ahead with it. TheVeryBest2You 13 9

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s