Dilma volta atrás, desiste da Constituinte e divulga plano de 5 pontos


Golpe adiado

Dilma desistiu da Constituinte(Golpe). A repercussão foi tão ruim que só piorou as coisas pra ela. Desesperada, se reuniu com Renan e Barbosa para discutir uma reforma política através de emendas. Como sempre, o PT só “acerta” na segunda.

Oportunismo

Dilma usou todo o seu oportunismo para, numa reunião com prefeitos e governadores, propor uma nova Constituinte. Estranho, né? O mais apropriado seria que ela fizesse tal coisa reunida com os líderes do Congresso. Isso já mostrou que a intenção era somente aparecer e tentar desviar o foco das manifestações contra ela para o nosso amado legislativo. Deu errado. Até o nosso vice e respeitável maçom Michel Temer, juntamente com a OAB, admitiram que seria uma péssima ideia fazer uma Constituinte (parcial) nessa altura do campeonato – além de ser inscontitucional.

Inércia

Se Dilma tinha feito algo para dizer que não fez nada, esse algo foi propor a Constituinte. Agora que ela deu pra trás, podemos dizer que ela continua sem fazer absolutamente nada. A presidente não pode reclamar de ninguém, pois sua base de apoio é a maior da história da nova democracia. Apesar disso, não saem as reformas estruturais de que o Brasil precisa. Se o nosso país precisa de uma líder com pulso forte para mudar alguma coisa, não se chama Dilma Roussef.

Propostas para a reforma política

Os planos do PT(os que ele assume), o do Renan e os do Barbosa para uma eventual reforma política.

Como todos sabem, escrevi um post com alguns pontos que defendo para a reforma política. Até agora ninguém que conversei discordou de mim sobre isso. Agora vamos comentar o que cada um deles defende.

Plano da Dilma

O ponto 1 é furada. O FHC criou um boa lei de responsabilidade fiscal. Basta colocá-la em prática. O ponto 2 é ótimo. O ponto 3 é péssimo, pois apenas traria “médicos” despreparados para o Brasil, sem a necessidade de exame do CFM. Cuba jamais daria seus melhores médicos para nós. Essa vinda deles só serviria para financiar o regime dos irmãos Castro. Se o Brasil quer médicos, que construa universidades boas ou que chame-os de países onde a medicina é decente (Portugal, Espanha, Grécia, Itália, etc). O ponto 4 chega a ser engraçado. Investir 50 bilhões enquanto a inflação está crescendo apenas criaria mais inflação. Além do mais, esses recursos vão acabar sendo corroídos pela corrupção.

O ponto 5 é muito populista. 100% dos royalties para a educação? Soa muito bom, mas isso ferra os estados produtores. Se ocorrer uma tragédia ecológica, os estados produtores precisam dos royalties para pagar os prejuízos sociais causados pela extração do petróleo. Ademais, o impacto urbano da extração do petróleo é fortissimo. Os estados produtores têm que usar o dinheiro dos royalties para contruir casas, hospitais e colégios para a população que vem para essas cidades. Desculpe, mas 100% me parece muito.

Plano do Renan

Os pontos 1,2 e 3 do Renan são bons, mas o 4 e 5… Bem, para destinar 20% dos recursos para saúde e educação é primeiro saber se há dinheiro para isso. O dinheiro existe. OK. Faltou explicitar da onde que esse dinheiro será tirado? Ou será que o governo vai imprimir papel moeda para fazer isso?

O 5 é lúdico de tão populista. Ainda nem sabemos como vamos extrair o petróleo do pré-sal e já estamos prometendo tudo com o dinheiro que não temos. Como todos sabemos, se pagássemos uma passagem de ida e de volta para todos os brasileiros, a Copa do Mundo seria paga em um só mês de PASSE LIVRE! Em outras palavras, não devemos acreditar no que o Renan e a Dilma estao prometendo, pois é tudo praticamente inviável.

Vale ressaltar que o honestíssimo senador já afirmou que aprovar a PL 122 é uma prioridade de sua gestão.

Plano do Barbosa

Os pontos 1 e 2 são exatamente o que já devia ter acontecido com a redemocratização. O 3 é fundamental para sanar as mazelas do judiciário. Os pontos 4 e 5 me parecem válidos, mas encontrariam muita resistência.

Plano da oposição

A verdadeira oposição no Brasil são as poucas vozes discordantes da imprensa ainda não-comprada (PIG). O 1 é bom, mas é pouco. Deveria haver no máximo 10 ministérios. Os 2, 3 e 4 são pertinentes. Já o trem-bala me parece um projeto exagerado para um país com serviços tão ruins.

O 6 é importante, mas para fazê-lo, será necessário cortar gastos com outras coisas. A realidade é que ninguém falou em diminuir impostos e tudo o que foi proposto tende apenas a os aumentar. Só existe uma saída: cortar gastos com o aparelho estatal (congresso, presidência, judiciário). Só assim vai sobrar verba pra fazer alguma coisa.

Anúncios

5 comentários

  1. Eu acho mais realista o do Mr.Barbosa.Mas acho muito dificil acontecer tudo ali ja o PIG tmb eh legal mas ja viu ne(como diz o Pele) Agora o da Dilma e do outro ladrao ai vou ate ignorar pra n passar raiva

    Curtir

  2. Só faltou o projeto de lei que retira a imunidade parlamentar e pune com firmeza esses políticos corruptos. De nada adiantará tornar a corrupção um crime hediondo se eles não puderem ser julgados e serem presos . Isso está parecendo mais uma pegadinha pra tentar enganar mais uma vez o povo .

    Curtir

    • Cara, eles vão fazer alguma coisa e depois vão bater no peito falando que mudaram o Brasil. Eles querem mudar a aparência mas deixar a forma do modelo político. Qualquer reforma que permita que estatais e ministérios sejam instrumentalizados por partidos é inútil. A fonte da corrupção é o tamanho do Estado. Um país onde um desembargador pode ganhar mais de 100 mil por mês não tem como remunerar bem outras profissões. Essa tentativa oportunista da Dilma só mostra como o modelo de país que ela defende não é o melhor pro Brasil,apenas o melhor para os políticos. O foro privilegiado, as verbas de gabinete, os altos salários são coisas abusivas do nosso sistema Ninguém quer mexer nisso. O 14° dos políticos ainda não vi ninguém pedir pra tirar (nem petistas nem tucanos). Esses partidinhos de aluguel são muito ruins pro Brasil, mas até quando tentaram acabar com eles o STF não deixou.

      Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s