Balanço dos protestos: Caos em Belo Horizonte, volta do MPL, encontro das esquerdas e chegada ao Paraguai


Feio horizonte

Os protestos em BH começaram de forma pacífica neste sábado, com mais de 60.000 manifestantes. Só mais tarde houve confronto com a Polícia e registros isolados de vandalismo. De acordo com o comandante do Batalhão da PM, entre os alvos dos vândalos estariam redações de jornais e de TV — que receberam proteção da PM. O confronto com os vândalos gerou cenas de violência que mancharam a imagem da cidade.

Bolo

Já no Rio, manifestantes deram pedaços de bolo para os policiais que guardavam o apartamento do governador, que mais uma vez não deu as caras em casa para não tomar vaias. Até agora, quem deu o bolo mesmo nos manifestantes foi o governador.

Paraguai

Os protestos chegaram ao Paraguai. Milhares de pessoas saíram às ruas de Assunção, em protesto “por um Paraguai melhor”; ato, que como no Brasil, foi organizado pelas redes sociais, denunciou a corrupção e criticou a classe política do país; “O Paraguai despertou”, gritavam os manifestantes. Houve também protestos (habituais) na Argentina e uma concetração de 100 mil pessoas em Roma contra o preconceito.

MPL
Depois de anunciar que iria deixar os protestos, o MPL mudou de ideia e decidiu continuar na rua. Assim como eu já escrevi aqui desde o primeiro dia de protestos, o movimento só vai parar quando conseguir a tal tarifa zero e reestatização do transporte. Pois bem, agora eles afirmam que vão às ruas demandar a tarifa zero.

Encontro da esquerdas

As esquerdas ainda não desistiram de capitalizar com esses protestos. Desesperados, 76 organizações de esquerda , representando movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos se reuniram no sindicato dos químicos em São Paulo para avaliar o cenário de mobilizações no Brasil e como criar uma unidade entre si para atuar nestas manifestações.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s