E 20 centavos depois… o vinagre acabou! Minha retratação em relação a Revolta do Vinagre


A genesis dos protestos

No princípio, havia conformismo no Brasil. O país tinha protestos sem forma e vazios; e a inflação nos fazia caminhar em direção ao abismo.  Até que disse Haddad: R$ 3,20; e houve protesto. E viu a mídia que os protestos tinham vandalismo, mas depois que viram a truculência da polícia. A imprensa fez separação entre os protestos bons e ruins. E viu o povo que o protesto era bom, então resolveram participar.

Agora está virando moda ver pessoas que criticaram os protestos nos primeiros dias pedirem desculpas. Depois de conversar com os demais colaboradores, decidi que o ACID também deveria pedir desculpas e apoiar esses protestos legítimos e pacíficos contra a corrupção e os gastos da Copa. Decidi fazê-lo por ver nas demandas de muitos protestantes exatamente o eco do que sempre defendemos.

Vou explicar mais uma vez o que tenho dito desde o começo:

NÃO SOU CONTRA OS PROTESTOS E SIM CONTRA O ‘MOVIMENTO PASSE LIVRE’.

Mas antes de pedir desculpas, gostaria de deixar algumas coisas claras:

1-MPL

Não me arrependo de um til que escrevi contra o Movimento Passe Livre. Nunca critiquei os protestos em geral, critiquei o MPL. Defendo o direito deles protestarem, mas tenho todo o direito de me manifestar contra a ideologia desse grupo. Mesmo andando de transporte público, repudio completamente a ideia de tarifa zero e de reestatização do transporte público defendidas pelo MPL. O muro de Berlin já caiu a 20 anos, e não é hora de reerguer medidas estatizantes.

2-Vandalismo

Não sou favorável a forma com que alguns vândalos (a minoria dos protestantes) tem destruído patrimônio público. Esses vândalos se comportam como fanáticos religiosos usando suas ideologias para justificar um crime (depredação do patrimônio público). Como numa religião, existe uma minoria de fanáticos e também uma maioria sensata que condena seus excessos.

3- Proselitismo

Infelizmente, a abordagem de alguns protestantes é muito inflada de ódio – justificado – e pouco pragmática. Por isso, acabam afastando muita gente.

4- Apartidário

Devo admitir que as vaias contra as bandeiras de partido foram o ponto de inflexão para que eu saísse do muro em relação aos protestos como um todo. O movimento de fato parece ser apartidário, apesar de contar com manifestantes de partidos de esquerda que querem capitilizar com essa situação.

5- Corrupção

Apesar do MPL ainda ser uma força robusta nos protestos, claramente não é a única. Existem demandas nesses protestos que qualquer brasileiro pode concordar: como os protestos contra a corrupção, os gastos da Copa, os péssimos serviços e a PEC 37.

5- Nome aos bois

Ainda assim, é inútil protestar contra a corrupção sem denunciar o partido que fez o mensalão. É inútil protestar contra a inflação sem denunciar o partido que tem emitido moedas imprundentemente e que não controlou os gastos públicos. É impossível protestar contra os abusos da Copa do Mundo sem denunciar o partido que trouxe essa Copa para cá, apenas para enriquecer empreiteiros e dar pão e circo para o povo.

6- Dever de protesto

Apesar de não crer que esses protestos mudaram a situação do avesso, é preciso admitir que a população tem todo o direito – e o dever – de protestar contra os abusos de todas as esferas do poder. Creio que esses protestos são benéficos e que é um dever do brasileiro protestar contra os abusos do poder, principalmente quando o abuso é custeado com os nossos impostos.

Feito isto, peço desculpas. Não foi minha intenção criticar o protesto legítimo de brasileiros indignados contra a corrupção e abusos do PT & cia.

2 comentários

  1. Não entendo porque ninguém ainda se indignou com o valor do salário mínimo nesses protestos . Acho que nem foi citado .

    Curtir

  2. Você está certo, mas não tem como aumentar o salário mínimo enquanto a inflação estiver em subida. Seria quase inútil.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s