Eu sempre transitei minha vida toda pelo Rio e por São Paulo. Confesso que a primeira vez que fui a São Paulo não pude deixar de me apaixonar pela eficácia do sistema de transporte da cidade. Isso mesmo. Eu me surpreendi como o transporte de São Paulo me parecia bom. Motivo: nasci no Rio de Janeiro. Só para comparar, o transporte no Rio é tão péssimo que faz São Paulo parecer uma charmosa Suíça setentrional.
Transporte carioca
No Rio, existem apenas 2 linhas. Isso mesmo. Só duas linhas. E pior: As duas na mesma direção, de modo que apenas abrangem uma linha reta que vai da Pavuna( Zona Norte) até Copacabana (Zona Sul). Toda a imensa Zona Oeste da cidade está excluída do metrô. Ainda assim, o metrô é mais caro que em São Paulo(R$3,50). Para fazer a integração com os trens e os ônibus, é preciso pegar uma fila horrorosa, ou seja, se você for no guichê terá que pagar as duas passagens inteiras. Outra peculiaridade do Rio é que a mulher do governador é advogada da Metrô Rio.
Obras inúteis
A sensação de indignação, na minha opinião, é mais forte no Rio, pois toda a população está vendo o que está acontecendo por causa das obras da Copa. O Pan de 2007 não deixou legado algum senão um estádio mal construído que custou 1 bilhão e um velódromo que terá que ser refeito para as Olimpíadas. O Maracanã, que antes da reforma do Pan era um estádio popular ( com geral a 1 real ), depois de uma obra de 400 milhões perdeu seu caráter popular e reduziu o número de assentos.
Obras caríssimas
Com a chegada das Olimpíadas, o governador resolveu fazer a alegria dos empreiteiros e resolveu botar a baixo o estádio para reconstruí-lo por mais de 1 bilhão de reais. Quando o estádio ficou pronto, foi privatizado e quem ganhou a concorrência por 280 milhões foi um amigo do governador. A corrupção anda escancarada no Rio, e na Baixada, a violência estourou em virtude das UPP´s no Rio.
Sem opção
Na corrida para o governo do Rio em 2014, estão o ex-governador Garotinho ( já muitas vezes acusado de corrupção ), o senador Lindbergh Farias (também acusado de corrupção enquanto prefeito de Nova Iguaçu), o vice-governador Pezão ( que deveria se chamar Mão Grande) e o ex-prefeito César Maia ( que construiu a porcaria do Engenhão por 1 bilhão). Em outras palavras, não há opção! O povo se vê orfão e sem representação numa cidade cada vez mais cara de se viver. As políticas do PMDB começam a mostrar o seu pior lado e até o prefeito do Rio espanca cidadão de bem em restaurante.
Protestos mundiais
Como não há perpectiva de mudança, o povo assiste obras faraônicas serem erguidas com o seu dinheiro. Os protestos vieram para ficar e podemos ver que desde a Revolução Verde (Irã 2009), o Tea Party (EUA 2010), a Primavera Árabe (Síria, Egito, Turquia, Líbia e Tunísia 2011), o Occupy Wall Street (EUA 2011) e agora a Primavera Turca, as redes sociais têm virado um instrumento forte para mobilizar a juventude afetada pelos efeitos da crise de 2009.
Passe livre e repressão liberada
O problema com esses protestos no Rio é que eles são coordenados muitas vezes por partidos de esquerda, que defendem medidas utópicas que também não condizem com a realidade da cidade. Os jovens acabam virando massa de manobra desses partidos. Duvida? Vale lembrar que a 2 décadas atrás Lindbergh era o líder dos caras pintadas que liderava os estudantes, e hoje é senador. Nada mudou.
Que o Papa nos ajude
A tão desejada união dos poderes federais, municipais e estaduais não está conseguindo impedir um total caos urbano na cidade. A Jornada Mundial da Juventude acontecerá em alguns dias e poderemos ver como a cidade é deficiente em abrigar um numeroso número de visitantes. Posso prever que o Papa ainda vai ver muito pneu queimado em sua visita. O carioca cansou de sofrer calado, mas, a partir de agora, vai sofrer rouco.
Tremendous information thanks a lot for publishing. The facts are in all the content of the blog you will discover something to learn.
CurtirCurtir