10 motivos para ser contra Silas Malafaia


Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não é minha intenção ser ofensivo para com determinado grupo de religiões. Silas Malafaia, como qualquer pessoa, tem defeitos. Não é porque ele é pastor que não deve ter seus defeitos e falhas expostas. Até creio que Malafaia tenha muitas qualidades, mas estas já são incessantemente apontadas pelos pelos seus apoiadores. Gostaria também de frisar que minha crítica se sustenta em fatos ocorridos no passado pelo pastor, não em um mero preconceito contra uma minoria religiosa.

E tem mais: valendo o mesmo que já vale para os ativistas gays e ateístas que comentam nesse blog, se algum malafete quiser refutar o que eu digo com argumentos irei publicar o comentário; se for só para me xingar o comentário vai direto pro lixo.

10 motivos para ser contra Silas Malafaia

1- Profundo destempero

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra“. Jesus Cristo

Silas Malafaia tem um jeito de expressar horroroso, que atrai inimigos. Sua abordagem agressiva muitas vezes passa a ideia de que é ignorante, desiquilibrado e preconceituoso. Ele já deveria ter aprendido que deus não precisa que ninguém fique se matando de gritar para levar sua palavra. O temperamente de Silas destoa de toda a mansidão que podemos enxergar em Cristo, de acordo com a bíblia. Tão importante quanto o que se fala é como se fala.

2- Polemista

Ao invés de fazer só o proselitismo religioso, o qual deveria ser sua tarefa integral, Silas Malafaia adora gastar seu tempo (também no twitter) para lutar numa cruzada em favor dos valores tradicionais. Como todos sabemos, papel de religioso é pregar sua religião. Não cabe a um pastor ficar opinando exageradamente em todos os assuntos pertinentes a maioria da população. Se ele quer atuar como político, que deixe de ser pastor e milite em favor de sua causa através de um mandato, assim como todos os demais ativistas, sem o uso de seu título religioso. O Estado é laico (e não é ateu).

3- Marcha para Jesus

O pastor Silas Malafaia tem um quadro de alianças muito suspeito na cidade do Rio. No ano de 2012, a Marcha para Jesus organizada por ele no Centro do Rio recebeu 2,5 milhões de reais de verba da prefeitura ( tendo ele devolvido 500 mil de troco). Só esse uso de recurso público já seria mais do que suficiente para denunciar a imoralidade desse evento, uma vez que eventos religiosos não devem ser custeados com dinheiro público. Não se pode pregar a palavra de deus com os recursos de César. O pior nem é isso. O problema é que quando chega as eleições Silas Malafaia usa sua notoriedade para apoiar o partido que financiou o seu evento. Isso pode configurar um compra indireta de apoio político.

4- Política

Malafaia adora dar pitaco em política. Como cidadão, esse é um direito dele. Mas será que ele tem que dar pitaco em tudo? Outro dia eu li uma nota dele demonstrando reprovação pela escolha de um ministro do Supremo. Isso já é um exagero. Fica evidente que a atuação política de Silas é desproporcional, posto que ele não opina apenas nas eleições dos lugares onde vota, mas também em lugares onde jamais morou. Por exemplo, nas últimas eleições para prefeito, Silas apoiou o filho do Ratinho (seu chapa, o qual é uma porta de entrada para aparições rotineiras no SBT) em Curitiba e apoiou o Serra em São Paulo. Por que motivo ele tem que apoiar candidatos em lugares onde não tem domicílio eleitoral? Isso mostra que os laços políticos envolvendo Malafaia já são muito maiores do que imaginamos.

Malafaia já apoiou o PT e já integrou um conselho do governo.

5- Teólogo da prosperidade

Essa é a pior. Segundo ensina Malafaia, uma oferta financeira pode servir de “semente” para uma benção posterior. Ele usa versículos da bíblia totalmente fora de contexto para justificar tal tese. É óbvio, a tal oferta não pode ser dada a um pobre necessitado, mas a igreja (de preferência a dele). Silas se vendeu aos poucos para a Teologia da Prosperidade, sendo até poucos anos atrás um crítico desse satânico movimento.

Sua evidente queda se deu em 2009, quando, ao lado de um milionário pastor americano acusado de vários crimes, resolveu fazer um “desafio” em seu programa. Malafaia resolveu vender uma bíblia da Vitória Financeira por aburdos 900 reais. Em troca, o fiel receberia uma benção financeira. Esse ato triste marcou o fim do ministério ético de Malafaia. Até hoje eu tenho uma dúvida: onde fica o PROCON do céu caso o fiel que contribuir com 900 reais não for atendido?

6- Avesso a discussões legítimas

Graças a deus, depois da queda moral de Malafaia no episódio da bíblia dos 900 reais, muitos cristãos legítimos se negaram a se render às heresias malafescas e passaram a criticá-lo duramente. Malafaia, que tem um espaço na tv custeado pelos milhões que recebe dos fiéis, rebateu com desonestidade intelectual seus críticos do próprio meio evangélico, usando a bíblia para justificar seus absurdos. Ele foi tão desonesto que chegou a fazer um desafio contra seus críticos: provarem com a bíblia que o que ele estava fazendo era errado.

Pois bem… foi o que muitos dos seus críticos fizeram. Devo salientar o texto de Ruy Marinho, do blog Bereanos. Na refutação que Marinho faz ao Silas, ele acaba destruindo um por um cada um dos argumentos falaciosos que Malafaia usa para pedir dinheiro dos fiéis em troca de bençãos. A refutação é tão bem feita que cabe como um tapa na cara naqueles que creem cegamente que tudo o que Malafaia diz é inspirado por deus. Ao final do texto, todos os argumentos de Malafaia ficam de quatro perante a própria bíblia.

No entanto, vocês acham que Malafaia respondeu a refutação de seus críticos? Que nada. O espertalhão posteriormente disse que seus críticos ficaram caladinhos. Só pode ser porque Malafaia tem um surdez seletiva quando confrontado com argumentos legítimos.

7- Vaidade

Alguém se lembra do Malafaia quando ele tinha o cabelo repartido no meio? HEHE, hoje Malafaia tirou o bigode e fez um enxerto de cabelo de mais de 10 mil reais. Prestem atenção em seu chamativo relógio. Já repararam que na entrevista com a Gabi, Malafaia não usou terno, mas se vestiu com uma caríssima camisa de seda desabotoada e com parte de seu tórax a mostra?

Toda essa metrossexualidade desnecessária destoa de tudo o que a denominação dele prega. O dinheiro que ele gastou para colocar cabelo preto na cabeça dele teria tido melhor uso se fosse destinado a alimentar crianças pobres. Aliás, quem dera Malafaia usasse o espaço que tem na tv para fazer alguma ação beneficente. Se ele tivesse o mesmo afinco que pede dinheiro para seu ministério focado para pedir dinheiro para alguma causa social (AACD, GRAAC, etc), o Brasil seria um país bem melhor.

8- Dinheiro

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” Jesus Cristo

Malafaia vergonhosamente faz um uso de seu dinheiro de forma bastante inusitada. A mais de 20 anos ele não recebe salário de sua igreja. Por que precisaria? Seus livros e dvd´s são vendidos igual banana devido à sua grande exposição. Imagino que ele use esses recursos que consegue através de sua exposição religiosa apenas para a obra de deus, certo? Errado. Além de receber recursos advindos de materiais evangélicos, ele ainda é empresário e já abriu várias empreitadas. Quem não gostaria de ter como sócio o pastor de um rebanho tão numeroso? Logo, mesmo indiretamente, Malafaia lucra em cima de seus fiéis e da sua exposição religiosa.

O ranking da Forbes informa que Malafaia teria uma fortuna avaliada em 300 milhões de reais. Malafaia desmentiu a revista e publicou no seu próprio programa sua declaração de bens, no valor de quase 4 milhões de reais! Entre os muitos bens que Malafaia declara estão vários apartamentos, inclusive um imóvel em Boca Raton – Miami. Esses são só os bens que ele declara em nome dele, ainda faltando os bens em nome da Asssociação Vitória em Cristo, como é o caso de um avião avaliado em mais de 10 milhões de reais.

Depois ele vem pedir dinheiro de assalariado na tv.

9- Flexível

Malafaia aparentemente tem princípios flexíveis. Primeiro apoiou Lula (chegando a ocupar um cargo na gestão dele) e depois negou apoio a Dilma, mesmo ela apoiando os mesmos absurdos do homem de 9 dedos. Primeiro era contra a Teologia da Prosperidade, mas quando a coisa apertou entrou dentro do barco da prosperidade. Antes falava que a Globo era perseguidora dos crentes e que era uma canal que só espalhava imoralidade; hoje, anda de mãos dadas com a poderosa Rede Globo, chegando até a se encontrar com a direção da emissora. Quem sabe qual vai ser a mudada de ideia que ele terá amanhã?

10- Hipócrita

Quando acusado de ser maçom Malafaia demonstrou rabo-preso e  disse: “Não sou louco de criticar maçonaria”. Quando acusado pelo ex-pastor Caio Fabio de receber U$ 40.000,00 dólares do Macedo, Malafaia disse que não respondia a caídos, adúlteros e a falidos espirituais. No entanto, o caído àquele  se refere confessou seu pecado(adultério) e se arrependeu, enquanto ele (Malafaia) justifica suas heresias com a bíblia e acusa de pecados aqueles que o exortam. Ele critica tudo e todos, mas quando é criticado não rebate seus adversários com sensatez.

OBS: Adendo

Não sou canalha ou desonesto intelectual de acusar o Malafaia de homofóbico, pois nunca vi ele incitar ódio contra gays. Muito pelo contrário, no dia da entrevista com a Gabi, acompanhei os comentários no twitter e tinha muita gente ameaçando ele de morte. As críticas dele são sempre direcionadas aos ativistas gays – estes sim, não toleram o contraditório. Não vejo só defeitos nele e também não misturo as coisas. Ele é um defensor da liberdade religiosa, do direito à vida e da liberdade de expressão.

Anúncios

24 comentários

  1. Simply want to say your article is as astonishing. The clarity in your post is simply cool and i can assume you’re an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please continue the enjoyable work.

    Curtir

  2. Olá, bom dia. Acompanhei a sua postagem e me espanta o grau de educação que você possui em separar os argumentos a favor e contrários a uma pessoa. Também foi coerente ao afirmar que Silas Malafaia não defende o ódio, como amplos setores da imprensa tem divulgado por aí. Mas, também não se esquivou de denunciar as contradições e posturas questionáveis de Silas Malafaia, que na verdade vem irritando muitos evangélicos. Parabéns pela postagem. Não sei se você é jornalista, mas está fazendo o que muitos deles deveriam fazer. Mostrar os dois lados da informação. Por Luciano Borges de Santana, um evangélico.

    Curtir

  3. ele diz que coloca seu imposto de renda a disposição tanto do ministério publico como ao próprio publico .. ok .. entendi .. minha pergunta é a seguinte : suponhamos que amanha por qualquer motivo que seja .. a igreja seja abolida ,o culto ou qualquer forma que o faça entender sobre o impedimento da pratica ..e a igreja tenha que ser dissolvida assim como se disolve qualquer empresa comum .. quem seriam os beneficiados ???? ele ? eles ? no caso de sócios … digo .. alguém tem que ser ne ? gostaria dessa resposta .. pois se a resposta for ele .. não importa qual seja seu patrimônio pessoal .. tudo é dele . aguardo resposta .

    Curtir

  4. VC não tem moral pra falar do Silas Malafaia não seu besta, idiota,medíocre….O pastor Silas ajuda muita gente, é um grande pregador da palavra…VC que fez esse comentário VC é um ridículo seu imbecil,ignorante seu palhaço seu verme, seu bosta ,seu merda,seu invejoso,seu retardado….

    Curtir

  5. A unica igreja evangelica que segue os principios cristao e a congregacao crista no brasil.Essa sim e a verdadeira igreja de jesus cristo

    Curtir

    • Kkkkkkkkkk Quem esta falando de igrejas? Por um acaso a biblia cita o nome da ccb, sendo como a correta? Esse texto fala do pastor Silas e nao de fanáticos por PLACAS DE IGREJAS. Se te faz tao bem, quando Jesus voltar fica agarrada a placa da ccb quem sabe assim vc argumenta pq deve ser salva. Kkkkkkkk

      Curtir

  6. Marlucia, me ajuda ai. A única igreja perfeita, é a invisivel. E vc tem a coragem de falar uma besteira dessas, que a cristã no Brasil, é a verdadeira igreja de cristo.? Com tanta heresias q vcs pregam? Como por exemplo: Não vestir bermudas, ficar sem camisas, não assistir televisão, não cortar cabelo, e.t.c Não julqueis p/ não seres julgado. Diz a palavra de Deus.

    Curtir

  7. Silas Malafaia é um grande malandro da fé. Até seu tonzinho irônico, cheio de gírias e debochado denuncia isso. Só idiotas o dão crédito. Mesmo os mais letrados! Continuam sendo idiotas letrados. Esse cara tem pastores ganhando de 4 a 22 MIL REAIS por mês na Igreja dele. O que os motiva à frente dessa empreitada? Amor à obra? Ou amor ao lucro?

    Curtir

  8. Kkkkkkkkkk Quem esta falando de igrejas? Por um acaso a biblia cita o nome da ccb, sendo como a correta? Esse texto fala do pastor Silas e nao de fanáticos por PLACAS DE IGREJAS. Se te faz tao bem, quando Jesus voltar fica agarrada a placa da ccb quem sabe assim vc argumenta pq deve ser salva. Kkkkkkkk

    Curtir

  9. Rs eu nunca vi tanta porcaria, desculpe a expressão, sobre a pessoa do Silas. Fico preocupado com tanta besteira de quem falou rs

    Curtir

  10. o interessante é que tem pessoas que se dizem ” crentes” mas que só faltou mandar o comentarista ir tomar naquele lugar, porque mais xingou do que se manifestou em idéias, porque isso não teve capacidade de fazer.

    Curtir

  11. Tem gente q nao tem oque fazer e fica falando mal de pastor.
    Vai la ver oque ele passou p estar onde esta hj.
    Vai la tenta carregar o fardo dele p depois postar alguma coisa 😉

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s