Preto ou negro? Moreno ou Afrodescendente? Qual o termo correto? Raça Negra ainda existe?



Nome das coisas

O mais interessante é que existe uma diferença clara entre os EUA e o Brasil quando o assunto é o nome que eles dão a sua etnia. Nos Estados Unidos, o termo usado é black(preto) e os mais politicamente corretos dizem african american(afro-americano). Já no Brasil o termo usado é negro e os mais politicamente corretos usam afrodescendente.

Confusão racial

Desde criança aprendi que nunca se deve chamar uma pessoa de cor de preto, pois esse é um termo carregado de significado ofensivo. Então, o correto era chamar as pessoas de cor de negras. No entanto, nos Estados Unidos ocorre exatamente o contrário. Desde que comecei a fazer meu cursinho de inglês meu professor negro sempre enfatizou que nunca se dever chamar um afroamericano de negro ou nigger, pois essa palavras são extremamente ofensivas. Bem se nigger significa negro e black significa preto, há uma confusão nesses nomes. Qual será o mais correto? Black ou negro? Negro ou Preto? Depois de refletir, acho que os americanos tem a razão.

Significado de Black
1. lacking hue and brightness; absorbing light without reflecting any of the rays composing it.
2. characterized by absence of light; enveloped in darkness: a black night.
3. ( sometimes initial capital letter ) 
a. pertaining or belonging to any of the various populations characterized by dark skin pigmentation, specifically the dark-skinned peoples of Africa, Oceania, and Australia. 
b. African American.
4. soiled or stained with dirt: That shirt was black within an hour.
5. gloomy; pessimistic; dismal: a black outlook.

O que podemos perceber é que a palavra preto em inglês é a mais adequada, pois apenas reflete uma coisa: a cor da pele da pessoa, que é escurecida devido a pigmentação. Por mais que um afrodescendente não tenha rigorosamente a pele de cor preta(geralmente é marrom), o termo preto me parece mais propício pois descarta qualquer noção de racialidade. Uma pessoa que tenha cabelo crespo, lábios grosso e tenha pele esbranquiçada pode até ter descendência africana, mas a cor de sua pele é branca.

Significado de negro em inglês
1. Anthropology . a member of the peoples traditionally classified as the Negro race, especially those who originate in sub-Saharan Africa: no longer in technical use.
adjective
2. of, pertaining to, or characteristic of one of the traditional racial divisions of humankind, generally marked by brown to black skin pigmentation, dark eyes, and woolly or crisp hair and including especially the indigenous peoples of Africa south of the Sahara.
3. being a member of the black peoples of humankind, especially those who originate in sub-Saharan Africa.

Raça humana

Se prestarmos atenção no significado, veremos que negro remete a uma ideia racial. Os racistas se referiam às pessoas de cor como pertencentes a raça negróide. Havia a ideia de que existiam diferentes raças de seres humanos e que a raça negra era a inferior. Não raramente, pessoas achavam que negros tinham parentesco mais próximo com macacos. Durante anos a ciência replicou essa teoria absurda. Entretanto, hoje descobrimos que não existe raça humana e raça negra. Existe apenas a raça humana. Logo, não há razão para dividir e denominar as pessoas de acordo com conceitos raciais se sabemos que a ciência derrubou tais coisas. Por isso o termo negro caiu em desuso nos EUA.

O uso do termo negro remeta a racialidade, enquanto que o termo preto apenas a cor. Se hoje sabemos que não existe raça senão a humana, não há razão para fomentar essas teorias ultrapassadas que só fazem as pessoas se identificarem de forma excludente ao resto da sociedade. A única coisa que une nazistas “arianos” e alguns militantes dos direitos dos negros é a ideia de que ambos pertencem a uma raça específica. Enquanto que a raça ariana não existe mesmo, ao menos podemos dizer que Raça Negra é um excelente grupo de pagode.

Afrodescendente?

Me desculpem os politicamente corretos, mas o uso do termo afrodescendentes é algo idiota. Primeiro porque quase todo o brasileiro (eu incluso) descende de africanos. Segundo porque nem todo o africano é negro. Um boer da Africa do Sul é africano e não é preto, da mesma forma que um egípcio que vive no Norte da África também não é.

Miscigenação racista?

Dizem que a miscigenação brasileira esconde racismo. Miscigenados geralmente preferem ser chamados de morenos a negros, pois a cor de suas peles geralmente não é muito escura. Se o critério for pela cor da pele, de fato não há problema em serem chamados de morenos. Se o critério correto fosse o “racial”, todos nós teríamos que nos identificarmos como viralatas que nem sabemos quantas raças possuímos. Uma pessoa de pele branca que tenha um ancestral afrodescente poderia afirmar que é da raça negra, valendo a mesma comparação para um afrodescendente que tivesse um ancestral  branco.

Muro racial

Devemos derrubar esses muros que fazem com que pessoas se diferenciem de outras apenas por causa de uma raça. As pessoas gostam de enxergar racismo em todo o lugar. Se a pessoa tem cabelo crespo, nariz largo e pele branca, não vejo motivo para acreditar que ele não deve se declarar branco. Se uma pessoa tem cabelo crespo, nariz largo e pele morena, não vejo motivo para não crer que ele não deva se declarar moreno. E se uma pessoa tiver essas mesmas características e tiver a pele bem escura, não há problema algum em chamá-lo de preto. Afinal de contas, a cor é apenas um detalhe.

OBS: Já que a raça negra não existe, vamos continuar apreciando o Raça Negra que ainda existe e seus muitíssimos sucessos:

ESSE SHOW É O MELHOR SHOW DO RAÇA NEGRA QUE EU JÁ VI.

25 comentários

  1. An newsworthy word is couturier statement. I reckon that you should correspond much on this matter, it power not be a bias theme but mostly people are not enough to talk on specified topics. To the next. Cheers like your 301 Moved Permanently.

    Curtir

  2. Na minha opinião é ridiculo classificar um moreno de negro pois claramente há uma mistura de várias raças, os EUA classificam qualquer um como negro os Árabes para eles são negros os Indios da América do Sul são negros, então a um discrepância enorme com relação a isso, na verdade isso vem da época em que lá predominava a KKK (Ku Klux Khan) aonde eles abominavam qualquer tipo de mistura entre eles brancos e outras raças, e hoje predominou essa idéia racista aonde um filho de pai branco e mãe negra ou vice versa é negro e pronto!, porque para a maioria racista dos EUA é inadimissivel que alguém filho de uma pessoa negra mas que nasceu branco possa ser realmente classificado como branco, conclusão! é uma idéia estupida e incoerente.

    Curtir

  3. se a pessoa tem cabelo crespo, nariz largo e pele clara é impossível dela ser branca, o fenótipo dela tem predominância com a parte africana, logo ela, fruto de uma miscigenação (e quem não foi?) tem sua identidade socialmente preta, agora a autodeclaração vai da consciência e do grau de compreensão da mesma.

    Curtir

  4. se a pessoa tem cabelo crespo, nariz largo e pele clara é impossível ela ser branca!
    Vc já viu branco com cabelo crespo? Não importa se tem nariz largo! porq eu já vi brancos com nariz de batata!
    As pessoas chamavam de preto as pessoas negras por desprezo ,raiva tá, n é porq eles sabiam o significado.

    Curtir

  5. O termo correto é negro! Se nasce um filho de um negro com outra branca esse filho não pode ser classificado como negro ou branco, mas mestiço, mulato, pardo.

    Curtir

  6. Negro: grupo que subdivide-se em Negro preto ou Negro pardo.
    Preto: negro de pele mais escura
    Pardo: negro miscigenado, de pele mais clara
    Moreno: não existe
    Mulato: termo pejorativo atualmente em desuso (mulato faz referência à mula, espécie híbrida proveniente do cruzamento da égua e do burro, infértil)
    Filho de branco + negro = pardo (logo, negro)
    Afrodescendente: descendente de africanos, maioria da população brasileira.
    Raça: biologicamente compomos todos uma única raça, no entanto, socialmente o termo “raça negra” é utilizado por membros do movimento Negro como forma de autoafirmação.

    Curtir

    • Disse tudo! Moreno era usado para amenizar o negro traidor, que cooperava com o branco escravista. Os brancos abolicionistas também eram traidores perante sua raça. Infelizmente a história humana não é tão bonita assim!

      Curtir

  7. É verdade a pele “é só um detalhe” Detalhe que define: Quem é rico e quem é pobre. Quem trabalha nos melhores cargos. Quem mora na favela. Quem mora em mansão. Quem depende do governo. Quem não. Quem recebe incentivos do Estado. Simples assim!!!. Mudanças conceituais não mudam a prática da discriminação racial no país. Quem sente o racismo em seu cotidiano, sabe do que estou falando!. Não é com mudança no conceito de “cor da pele” que se acaba com a prática criminosa do racismo no Brasil. Por mais incômoda que seja a luta contra o racismo e o preconceito racial, a luta tem que continuar!!!. Ser negro, negra é uma autoafirmação. Salve o Povo Negro!!! Salve a pele Preta!

    Curtir

    • Prezada Lucimar, a cor não define caráter tampouco potencial. Ficar preso ao conceito que alguém é pobre e indefeso só por causa da cor da pele é um vitimismo simplório. Obrigado pelo comentário.

      Curtir

  8. me desculpe mas so confundem mais ainda esse portugues mediocre do brasil, é preto ou negro. decidam porra, desculpe o erro de portugues

    Curtir

  9. Boa tarde, outro dia fui chamada de racista por ter dito: foi a moça negra que se encontra a sua direita que perdeu o papel. Mesmo explicando sobre a etnia, foi inútil, Depois deste dia, uso o termo afrodescendente desde então.

    Curtir

    • Negro se refere a raça negróide, como não existe tal raça senão somente a humana quem mais perpetua esse termo é o movimento negro. Afrodescendente não se refere a etnia ou raça mas a uma origem hereditária proveniente do continente africano. Deste modo, filhos de berbes, misris e boers, mesmo que brancos, são afrodescendentes.

      Curtir

  10. entrei no site da Bradesco para se candidatar em uma vaga de emprego e entre as opções de raça/cor esta preta . Enfim enta correto, é racismo ou não? aprendi na escola que estudei que é errado ,por isso fiquei horrorizada ao ver um banco deste porte usar tao termo ,porem não quero julgar antes de saber se é correto ou não.

    Curtir

  11. Negro é raça , preto é cor !!

    sou negra nascida no brasil e não gosto que me chamem de morena ou mulata ou qualquer coisa do tipo que não seja negra ou preta, porque isso é racismo escondido atras de miscigenação, qual o problema de chamar a pessoa do que ela realmente é? eu não me sinto ofendida ao me chamar de negra ou preta, me ofendo se me chamam de morena , coisa que eu não sou !!

    Curtir

    • gostei da sua resposta,se é negra ofensa é chamar de branquela é que nem a idade eu tenho 60 anos odeio que mi chama de o jovem o moça ara mi poupe eu sou uma senhora e com muito orgulho de chegar nessa idade.amei um negão lindo de morrer e ele não gostava de morena,morena pra ele ja era preta e não é que ele casou com uma loira.

      Curtir

  12. De acordo com minhas pesquisas e estudos e leituras e buscas de fundamentação, “descobri” que o termo NEGRO, no Brasil, foi usado para classificar os africanos trazidos da Africa para serem escravos. O significado de negro no Brasil é AFRICANO ESCRAVIZADO! nEGRA= AFRICANA ESCRAVIZADA. O termo deveria ter sido abolido junto com a abolição da escravidão, mas permaneceu…Na Africa não existem negros.
    Assim como os chineses são “amarelos”, os africanos são “pretos”. Moreno é uma classificação de brancos de cabelos pretos. Não tem nada a ver com Afrobrasileiros ou afrodescendentes.
    Não somos “pessoas de cor” ( que cor? azul?verde?). Não somos negros, pois não somos escravos. Somos pretos, afrobrasileiros. Acho que seria bem legal, quem se interessar, procurar informações nesse sentido e divulgar. Informação é poder.
    e se vc quiser ser chamado de negro, ok. O importante é vc saber que NEGRO SIGNIFICA : AFRICANO ESCRAVIZADO. OS NAVIOS ERAM CHAMADOS DE NAVIOS NEGREIROS, POIS TRAZIAM NEGROS (africanos para serem escravizados). NEGRO NÃO É UMA RAÇA!!!!!! Tanto que os indios brasileiros eram chamados de ” negros da terra”. Ah! Em todos os idiomas, Black quer dizer preto, cor preta. O unico idioma em que a cor preta, black é chamada de negro, é o idioma espanhol.

    Retirei esse trecho da internet: A palavra “preto” aparece no século X e designa uma pessoa de pele escura, mais particularmente originária da África subsariana. A palavra “negro” passa a ser adotada no século XV com a escravização de africanos por portugueses. Os espanhóis, porém, foram os primeiros europeus a usar “negros” como escravos na América. Por conseguinte, um dos primitivos sentidos da palavra negro era “escravo”. Por este motivo, a palavra é considerada ofensiva em diversos países africanos e da Diáspora, como no Senegal e nos Estados Unidos, onde é empregada a palavra black que literalmente corresponde à palavra preto, ao invés de niger (negro).

    Os portugueses são o segundo povo europeu a traficar escravos negros para as Américas. Estes adotam a palavra negro designando primeiro, na sua língua, todos os escravos (por conseguinte também os escravos índios, chamados de “negros da terra”).

    Curtir

  13. Parei de ler no “pessoas de cor”. Mais um textinho mediocre de um ignorante que quer ditar o que é ou não racismo. Pior! Dizer q o racismo nao existe e que o preto se faz de vitima. Esse blog é um desserviço a informação.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s