EUVÍ: Reeleição, 10 motivos para ser contra, 10 motivos para ser a favor


Existem inimigos que são mais amigos que os nossos verdadeiros amigos. Fernando Henrique Cardoso, com sede de poder, acabou assinando a lei da reeleição, pensando que ia se dar bem. No entanto, ao assinar a reeleição FHC apenas entregou de bandeja para o PT décadas de hegemonia política.

Agora, o senador Aécio Neves resolveu apresentar uma proposta para acabar com a reeleição e instituir o mandato de 5 anos. Mesmo sendo contrário a reeleição, acho muito oportunista o senador, pois quando os tucanos estavam no poder instituiram a reeleição; agora, que estão na oposição, querem acabar com a reeleição.

10 motivos para ser contrários a reeleição

1- A reeleição ajuda a instituição de dinastias e diminui a rotatividade no poder, característica intríseca a uma democracia.

2- A reeleição faz com que, no poder, o eleito abandone suas funções públicas para se debruçar na campanha. Dessa forma, a reeleição faz com que o eleito, recebendo salário do povo para trabalhar, largue seu serviço para faze comícios em lugares afastados aos dos seus verdadeiros afazeres.

3- A reeleição prejudica a democracia ao ponto que o povo passa a se identificar mais com os políticos do que com as ideias dos partidos. A reeleição permite que um político troque de partido e ainda assim possa se reeleger, apenas para gozar de vantagens eleitoreiras.

Um partido para vencer em eleições com reeleição não precisa de bons quadros, apenas de um líder carismático que imponha sua personalidade acima das ideias do partido.

4- Na reeleição, o candidato imcumbente já larga numa desleal vantagem sobre os demais, pois seu nome já é conhecido por todos e sua visibilidade como governante indiretamente se transforma em publicidade política gratuita.

5- Na reeleição, o candidato no poder tem o poder de distribuir benefícios e usar a máquina pública a seu proveito. Ela pode aumentar os riscos de fraude eleitoral.

6- Na reeleição, um candidato reeleito que tenha feito um bom primeiro governo, pode simplesmente não se esforçar tanto no segundo mandato, uma vez que ele não passará mais pelo crivo das eleições. Pode parecer idiota, mas é exatamente o que os americanos chamam de maldição do segundo mandato.

7- Devido ao sentimento patriótico de muitas pessoas, o candidato a reeleição goza de afeição e privilégio de ser criticado, uma vez que muitos têm uma natural predileção ao carinho da figura de um presidente.

Exemplo: a publicidade dada a Obama depois do Furacão Sandy era impossível de ser comparada a Romney. O impacto das fotos de Obama abraçando as vítimas foi fundamental para sua reeleição. Apesar dele ter virado as costas para as vítimas depois da eleição.

8- Numa reeleição, a imprensa dificilmente tratará com isonomia quem é o candidato em exercício e os meros outros postulantes. O que o candidato eleito diz nunca tem a mesma importância do que os postulantes afirmam.

9- A reeleição aumenta a corrupção por parte de seu postulante, que se virá muito mais tentado a oferecer favores a partidos aliados para se manter no poder.

10- Numa República o governo é coisa do povo. A reeleição fazer que o governo vire posse de alguém ou de uma dinastia. Como acontece em Cuba e na Venezuela, a reeleição pode ser extendida até se tornar uma ditadura, através do terceiro mandato e da promulgação de novas constituições.

10- Motivos para ser a favor da reeleição

1- A reeleição premia o candidato que é bem avaliado, fazendo com que este se esforce em suas funções para poder se reeleger.

2- Se é a vontade do povo que o candidato se reeleja, não é democrático impedir que o povo decida quem ele quer que o governe. Logo, a reeleição é democrática.

3- Na reeleição, os partidos tem mais chance de permanecer mais tempo no poder, para assim instituir suas políticas públicas sem interrupções. O troca-troca de medidas só prejudica o povo.

4- Um candidato imcumbente não sairá na frente dos outros candidatos, pois apenas será avaliado pela sua própria gestão, podendo ser positiva ou negativa.

5- Um candidato imcumbente gastará menos recursos de propaganda, uma vez que seu nome já é conhecido.

6- Um candidato imcumbente, apesar de em campanha, não abre mão de dar exclusividade ao seu mandato em caso de calamidades públicas e atos importantes.

7- Um candidato imcumbente tem mais experiência e mais conhecimento do governo.

8- Um candidato imcumbente geralmente já tem uma aliança política de governo que se traduz para a campanha, enquanto que os demais candidatos podem prometer coisas que sabem que não poderão cumprir só porque sabem que não irão ganhar.

9- A participação do imcumbente no debate ajuda as pessoas a saberem quais são os verdadeiros problemas e soluções no governo. Ele pode ser mais elucidativo para as pessoas.

10- A reeleição é um instrumento válido da democracia, podendo ser estendida quantas vezes o povo quiser. A reeleição não está acima da vontade do povo. Negar a reeleição apenas provoca a subida de postes no poder, como Dilma. O povo, quando quer, já nega a reeleição àqueles que o traem. A vontade do povo é soberana.

Anúncios

2 comentários

  1. […] 4- Fim da reeleição A reeleição é um absurdo instituído pelo FHC. Por causa dela, os anos eleitorais são inúteis no Congresso, pois os deputados ficam o ano todo em campanha, mesmo sendo pagos pelos nossos impostos. A reeleição permite que o governante pago deixe seu posto para fazer política. Isso é um absurdo. Além do mais, o deputado no poder terá muito mais condições de roubar para financiar sua campanha de reeleição. Ademais, a reeleição acabaria com a hegemonia de figurões mafiosos da política e traria sangue novo a cada 4 anos. A renovação traria consigo maior probabilidade de trazer representantes que saibam que estão contribuindo a um mandato temporário. Isso acabaria com os políticos profissionais: limitar a um mandato o carga a um posto. […]

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s