EUVÍ: Datena e o ódio aos ateus



A algum tempo atrás o apresentador José Luiz Datena causou o furor na internet quando fez comentários preconceituosos voltados aos ateus. Se Datena tivesse falada algo contra o Papa ou contra algum pastor eu aposto que seria mais um comentário infeliz; porém, Datena feriu com palavras o ego de milhares de ateus, que resolveram que não iriam deixar barato e o processaram.

Vejam abaio os comentários “ateofóbicos” de Datena:

Bem, não é preciso pensar muito para reparar que Datena falou uma grande besteira. Todos os religiosos de todas as vertentes merecem ser respeitados, inclusive os ateus.

Datena foi incisivo ao associar a falta de crença em deus com a falta de escrúpulos. Na visão de Datena, o problema não é a pessoa não crer em deus, mas o problema real se consistiria na descrença do inferno, pois aqueles que não temem o castigo divino não teriam medo de cometer atrocidades.

Todos sabemos que na nossa sociedade impera a moral judaico-cristã, que é baseada nos ensinos da bíblia e do Torá. Talvez Datena ache que os ateus, por negarem os princípios da bíblia, não possuam qualquer tipo de moral – o que é uma inverdade. Só por que os ateus não acreditam na bíblia, não quer dizer que eles achem que todos os pecados da bíblia sejam práticas lícitas e morais.

O ódio vísivel de Datena se manifesta quando ele não apenas associa o ateísmo com crimes hediondos, mas quando ele declara abertamente que não faz questão nenhuma de que ateus assistam o programa dele. Tal atitude denota não só preconceito, mas também repulsa. O discurso maniqueísta do apresentador chega a se referir aos crentes em deus como se fossem os “do bem”, deixando transparecer que os ateus seriam os “do mal”. Esse assassinos podem até serem ateus funcionais, mas todos sabemos que nas cadeias há pouquíssimos ateus nominais.

O desiquilíbrio de Datena foi tamanho que chegou a debitar na conta dos ateus as tragédias que acontecem no mundo, como as pestes, fomes e etc. Datena ainda fez uma enquete apenas para perguntar ao público se eles criam no criador. Assustado com o número de ateus que responderam a pesquisa, Datena insinuou que era capaz de haver “bandidos votando de dentro da cadeia”.

Para o Ministério Público, o comentário foi preconceituoso contra todas as pessoas que não creem em deus. A Band, uma concessão pública “prestou um desserviço para a comunicação social, uma vez que se portou de forma a encorajar a atuação de grupos radicais de perseguição a minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus“. De acordo com a setença da Justiça Federal, a Band terá de exibir os esclarecimentos durante o mesmo tempo dos ataques aos ateus, ou seja, 50 minutos.

Comentário:

Serei sucinto, todos merecem respeito! Independente de credo. O que Datena falou é mentira. O problema é que todo esse episódio só serve de munição para um discurso de ódio aborrecente por parte de ateus contra cristãos, iniciando uma guerra sem fim. Vale lembrar que existem ateus que respeitam a religião alheia, mas existem muitos que desrespeitam orgulhosamente os católicos, os crentes, a bíblia, deus, Jesus, Maria, os santos, os apóstolos, os profetas, Vishnu, Buda, Alá e etc.

De um tempo pra cá começou a surgir vários ateus militantes que mais me lembram os evangélicos chatos pela forma desrespeitosa pela qual se referem as crenças alheias. Já escutei até de ateu que religião é pior que o crack. Já cansei de escutar que a bíblia era um livro genocida, mas os maiores genocidas do século passado comugavam do credo de Stalin e Castro. Já escutei até que deus é um delírio. Quantas vezes ouvi que nosso país está caminhando para uma teocracia e que há preconceito crescente para com ateus, mas a realidade é que são os perseguidos mesmo são os religiosos nos países de maioria ateísta.

Existem pessoas boas e más que creem e que não creem em deus. O caráter do ser humano não depende de seu credo, mas dos seus princípios e valores, estes sim definem o caráter. Devemos aprender a respeitar o diferente, mesmo na discordância, contrapondo as ideias com uma abordagem e linguajar maduro para não provocar contra-ataques desmensurados.

Tudo no mundo funciona na base da oferta e da demando, a religião não é exceção. Se existe a religião, é porque existe gente que crê nelas. Falar mal das religiões como um todo pode gerar alguns problemas. Você acredita que os religiosos que ajudam pessoas em orfanatos, hospitais e centros fariam tal coisa se não se utilizassem de suas fés? Eu não tenho fé o suficiente para crer nisso.

Aliás, a religião pode até ser pior que o crack, mas pelo menos a religião tira muita gente do crack, coisa que duvido muito que seja possível fazer com ateísmo e homeopatia.

3 comentários

  1. […] O Datena anda numa má fase. Quando ele agrediu os ateus, achei um ato desprezível da parte dele. T…Seu total destempero voltado a minoria ateísta não ia demorar muito até ser replicado em outros atos ainda mais ignorantes. Parece que no Brasil Urgente de hoje, Datena disse que a morte de um jovem homossexual numa boate gay seria culpa de Marco Feliciano. […]

    Curtir

  2. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just extremely great. I actually like what you’ve acquired here, really like what you are stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it wise. I can’t wait to read far more from you. This is really a great site.

    Curtir

  3. Seu artigo começou bem: isento, somente comentando as ocorrências e citando bons exemplos. No meio, começou a virar a casaca para o lado teísta e, no final, infelizmente, melou tudo, demonstrando ser complementarmente preconceituoso religioso, duvidando que possa existir auxílio provindo de pessoas e organizações ateístas a pessoas necessitadas e viciadas, inclusive colocando no mesmo balaio os ateus e os preceitos da charlatanice homeopática. Péssimo artigo.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s