EUVÍ: Teoria Squall is Dead (Squall está morto) do jogo Final Fantasy VIII



Já faz bastante tempo que o jogo Final Fantasy 8 foi lançado. Em 1998, o jogo era o ápice da revolução gráfica dos 32 bits do Playstation; hoje, os gráficos não superam em muito a capacidade de qualquer celular chinês com sistema android. Depois do sucesso de Final Fantasy 7 a Square resolveu investir num jogo mais realista com toques de futurismo e os elementos rotineiros da franquia.

O personagem Squall foi inspirado no ator falecido River Phoenix, tendo sua data de nascimento igual a do ator. Há rumores que Quistis foi inspirada e Nicole Kidman.

Final Fantasy 8 é um jogo com uma história muito vaga, existindo pouco foco nos personagens secundários, pouca motivação para o vilão e muito enfoque no casal Squall e Rinoa. No entanto, o visual e o sistema do jogo são revolucionários. Como a história é muito estranha, surgiram na internet uma série de teorias que reforçariam que todas as bizarrices que ocorrem no jogo depois do primeiro cd acontecem porque Squall teria morrido no final do primeiro disco. Isso explicaria por que o jogo, que seguia uma temática realista, desvia para um universo mais fantasioso nos demais discos.

Também inspirado em Robin Willians.

A Teoria

No final do primeiro disco, Squall e Amigos enfrentam Edea em um carro alegórico em Deling City. Após a luta, quando Edea parece derrotada, ela evoca um caco de gelo enorme e o joga através do peito de Squall. Squall volta, tropeça e cai da plataforma. Ele vê Rinoa acima. Squall fecha os olhos e morre. O tempo do jogo inteiro remanescente, desde o início do disco de dois para a segunda metade do filme final, é um sonho.
Um sonho?

Uh huh. Um sonho, uma fantasia, uma visão, ou o que você quiser chamar. O “sonho” é basicamente uma extensão do “flashes de sua vida diante de seus olhos”. O sonho inteiro leva apenas uma questão de segundos, mas para Squall passa em tempo real. Para Squall, é sobre as infinitas possibilidades que ele poderia ter visto realizadas. Squall explora as questões que foram levantadas no primeiro disco, mas que ele não foi capaz de responder em seu tempo de vida. Estas questões incluem, mas não estão limitadas a:

Quem é a Feiticeira Edea? Quais são seus objetivos e sua motivação? De onde é que seus poderes vêm? Por que Seifer está no desfile com Edea, quando foi relatado ele teria sido anteriormente executado? Quem era a menina (Ellone) que Squall e Quistis viram no centro de treinamento do garden? Quem é Laguna e por que Squall, Selphie e Zell todos têm o mesmo sonho sobre ele? E, mais importante, quem é Squall? Quem eram seus pais? Por que eles deixaram ele no orfanato? De Onde é que ele vem, e que ele teria feito com sua vida se não tivesse morrido?

Interpretações padrão da história

A maioria das pessoas se concentrar em quem Ultimecia é, o que seus motivos são, e o que acontece depois de sua derrota. Isto levou a uma interpretação incorreta da prova e simbolismo, que apontam para a morte de Squall. Algumas evidências que antes pareciam ser vagas e inconclusivas agora representam claras alusões e referências à sutileza do significado “obscuro” de Final Fantasy VIII.

Na verdade, a opinião popular é que em Final Fantasy VIII existem elementos da trama que são consistentes dentro da teoria sonho, e aqueles que não o são. Por exemplo, uma das maiores críticas do jogo é que a “reviravolta orfanato” parece ser completamente aleatória. Parece ser muito conveniente, pois como poderia todos os personagens principais possivelmente ter crescido juntos no mesmo orfanato? O brilho da teoria do sonho é que ele aborda questões como estas e oferece uma explicação lógica.

Provas
1. “Você se tornou apenas uma lembrança”

Na segunda metade do disco um, duas conversas ocorrem relativas ao destino Seifer e se ele será executado para atacar o presidente de Galbadia. Durante essas seções de diálogo, Squall reflete para si mesmo sobre as qualidades existenciais de morte. “” Será que eles vão falar de mim dessa maneira, se eu morrer também? Squall era isso e aquilo. Usando o verbo no passado, dizendo que o que eles querem? Então é isso que a morte é tudo sobre … “”. Squall considera a sua própria morte e o que pouca diferença fará para o mundo. Isto serve como presságio, uma sugestão sinistra para o espectador que os tempos ruins estão à frente.

Além disso, observe este trecho da primeira conversa sobre uma possível execução de Seifer:
“(Pense o que quiser … A realidade não é tão boa. Tudo não funciona do jeito que você quer. É por isso …)” Enquanto você não tem muitas esperanças, você pode tomar qualquer coisa … Você sente menos dor. Enfim, qualquer que seja desejo que você tem não é da minha conta. “‘

Aqui Squall afirma o óbvio: Merd# acontece. As pessoas morrem, e não há nada que você possa fazer sobre isso. Essa é apenas a maneira como o mundo é. “” Tudo não funciona do jeito que você quer. “” Não só isto é prenúncio, mas também ao contrário do que alguns consideram um tema central para a história de Final Fantasy VIII: o destino. (Voltaremos a este ponto mais tarde.)

2. “Minha ferida? … Nenhuma ferida …?”

A tentativa de assassinato de Edea pela SEED em Deling City no final do Disco 1 é onde tudo começa (e termina). Squall envolve Edea e Seifer na batalha no carro alegórico. Após a batalha termina, Edea lança um feitiço sobre ele.

Aqui está o vídeo:

Após o encontro entre Squall e Edea, Squall acorda em uma cela do presídio deserto Galbadia. Seu primeiro diálogo é:
“(… Onde estou? . .. desafiei Edea … Minha ferida …? Nenhuma ferida …? … Como? Os soldados de Galbadia …… Estávamos cercados. Ele era lá … Seifer, olhando de soslaio para mim.) “Maldito seja, Seifer! ‘”

Aparentemente Squall está saudável. Nunca é novamente referenciado diretamente em todo o jogo, nem que fosse explicado o que aconteceu com sua ferida ou como ele sobreviveu. E lembre-se, um pedaço de meio metro de gelo atravessou seu peito e saiu do outro lado. Este não é um simples arranhão que é tão descuidadamente deixado de lado. A maioria dos jogadores parecem assumir que Edea tenha curado Squall para sua saúde integral para fins de interrogatório, mas por que ela? Seifer sabe que Squall não sabe muito. Ele não está mais a par das informações secretas que os outros três. Se Edea queria saber mais sobre a seed, ela deveria ter interrogando Quistis, que tem sido uma seed a três anos e que tem ensinado Seeds a um ano. Squall tem sido um seed a apenas duas semanas. Por que passar por todo o esforço de matá-lo só para trazê-lo para a saúde, quando ele é obviamente uma ameaça para ela?

3. “Eu não sei o que está acontecendo mais!”

Como alguns de vocês podem ter notado, a trama tem algumas voltas inesperadas após o fim do disco um. No início, a transição é bastante sutil. Quando reviravoltas são introduzidos, elas são totalmente explicadas e não estão em conflito com informações da trama existente. Na verdade, quanto mais você aprende sobre este mundo, mais tudo parece fazer sentido. Tudo se encaixa em um quebra-cabeça elaborado, mas perfeitamente desenhado. Tudo se conecta e tudo está relacionado. E ainda assim, ainda parece absolutamente ridículo.

A história se passa em uma qualidade de sonho que se centra em Squall e tudo que Squall sempre quis. O sonho passa a explicar tudo que Squall queria saber, mas também adentra através do reino da fantasia egoísta. Ele adentra em um mundo de monstros impossíveis onde vêm da lua e Squall, apenas um cadete recém-contratado, vai para salvar o nosso mundo como nós o conhecemos de uma feiticeira maléfica do futuro. E ele fica com a garota. Vejamos alguns exemplos específicos.

1. Uma palavra: Moombas.

Assim que eu vi aqueles Pokémons-leões vermelhos correndo na tela, eu sabia que havia algo estranho acontecendo.

O primeiro disco teve um nível bastante elevado de realismo, apesar da fantasia e sci-fi presentes. Os personagens eram todos humanos, e fora alguns “monstros” não havia criaturas sobrenaturais para serem vistas. Rinoa tinha um cachorro que ataca por ela, às vezes, como cães de terrenos são conhecidos por fazer. Mas não havia nenhum criaturas fofas correndo gritando “Laguna! Laguna! ”

Naturalmente, Moombas são explicados no contexto do jogo. Na vila Shumi você pode aprender o que os Moombas são, de quem evoluem a partir de, e assim por diante. O jogo leva aos desenvolvimentos de enredo do sonho muito a sério e trata a todos como verdade, o que faz com que a teoria do sonho especialmente difícil argumentar.

Claro, tudo isso parece estranho, mas como sabemos que tudo está destinado a ser um sonho? Talvez os criadores apenas penseram que seria legal ter gatos falando por aí! E quem sabe, talvez eles fizeram. Mas eu acho que é mais do que conveniente que os elementos mais fantásticos, como os leões que falam, não aparecem no jogo até depois do momento em que Squall pode ter morrido.

Também deve ser notado que Moombas, essas criaturas benevolentes que tentam ajudar Squall apesar de sua dificuldade de comunicação verbal, são literalmente os leões. E leões, é claro, são de particular importância para Squall cujo símbolo é um leão chamado Griever. Os Moombas e aparência do Griever na batalha final com Ultimecia pode, portanto, ser explicada como manifestações da mente de Squall.

Droga?! O Mestre do Garden é uma criatura alienígena gigante amarelo? Você deve estar brincando!

Eu não sei quanto a vocês, mas isso é material típico sonho na minha opinião. Claro, NORG e seu tipo são totalmente explicada no jogo, se você tomar o tempo para buscar a informação que eles apresentam, mas não há indícios apresentados na história a sugerir este tipo de torção estava por vir. Ao caminhar pelo garden no início do jogo, muitas vezes você vê os caras cultos em vestes vermelhas vagando e às vezes conversando com você brevemente. Eu mais do que uma vez pensei que era um pouco assustador, porém, e eu posso facilmente imaginar que Squall teria pensado o mesmo e integrado isso em seu sonho.

Não só não há nenhuma evidência que levou a essa descoberta, depois de Squall matarem NORG, é isso. Nada acontece. Squall fala com Cid, mas ele nem sequer fala sobre isso. Eu esperava que ele pelo menos dissesse: “Ah, a propósito Cid, eu só matei aquele cara grande viscoso que estava andando no porão gritando ordens e agindo como todo poderoso. Esperanças de que há problemas “.” Não há nenhuma retaliação, sem conseqüências, nada. A história se passa como se NORG nunca tivesse aparecido.

Também na secção NORG, outra pequena torção vem para a superfície. Cid e Edea estão casados! É outra reviravolta típica, o único importante personagem masculino mais velho e a mais velha personagem importante fêmea são casados ​​e têm uma história de fundo que remonta décadas. E, como NORG, vem completamente do acaso. A torção não conflitou com informações da história existente, ainda assim, parece tão fora de lugar e irreal.

Eu não vou nem se preocupar em discutir o garden(Jardim flutuante).

“Talvez seja o destino.”

E estamos de volta à pergunta do destino. O que eu queria salientar sobre o tema da sorte e do destino e todo o tumulto que é este: o assunto do destino não vem até depois do fim de um disco. A palavra “destino” aparece apenas uma vez no primeiro disco. Quando Squall e amigos pegam o último trem para Deling, Irvine comenta sobre a sorte dizendo, “Hmm … Talvez é o destino?”. Após o primeiro disco do jogo, no entanto, o destino torna-se um tema freqüente de conversa. É preciso a Seed Destiny para derrotar a Feiticeira, é o destino que Squall lidere o garden; Squall está destinado a enfrentar Seifer, etc.

O destino torna-se um tema tão prevalente que muitos jogadores acabam se sentindo que o destino foi um dos elementos mais importantes da história e a resposta para todas as perguntas. O destino é a razão pela qual este cadete humilde instantaneamente se torna o líder do garden. O destino é a razão pela qual todos em seu grupo, aparentemente se conheciam quando eram crianças. O destino é a razão pela qual tudo se encaixa como numa fantasia perfeita.

“Basta ficar perto de mim.”

Falando de uma fantasia perfeita, o enredo romântico de Final Fantasy VIII é só isso. A trama romântica, que muitos fãs consideram o elemento de maior sucesso do jogo, é completamente fabricada para a satisfação pessoal de Squall. Não só Rinoa mostra pouco apreço pela Squall através do primeiro disco, mas há muitas alusões ao seu relacionamento contínuo com Seifer. O relacionamento deles parece ter tido em uma espécie de hiato enquanto Seifer estava estudando na Balamb Garden, mas a sua afeição e conexão romântica ainda estava em vigor quando a história ocorre.

Na cena do baile, Rinoa flerta com Squall casualmente, mas parece ter nenhum interesse real por ele como um indivíduo. Ela diz a ele honestamente, como ela o tira para dançar, que ela está esperando por alguém.
Squall: “… eu não posso dançar.”
Rinoa: “Você vai ficar bem. Vamos. Eu estou procurando por alguém. Eu não posso estar na pista de dança sozinho. ”

Depois de uma dança rápida e um desmaio dos fãs do sexo feminino, sem palavras Rinoa leva ele para fora e o deixa para encontrar Seifer. Sua abrupta saída sugere que seu real interesse é outro. Da próxima vez que Squall vê Rinoa, é em madeira. Rinoa está muito feliz ao vê-lo, mas só porque ele é um membro da SeeD.
Rinoa: “Ei … Você é … Você sabe, do grupo … Então … isso quer dizer … Você é um seed!!?”
Squall: “. Estou Squall, o líder do esquadrão Há dois outros comigo.”
Rinoa: “YEEESSSS semente é aqui!”

Aqui aprendemos também que Rinoa conhece Seifer, desde antes. Seu comportamento sugere um carinho por ele.
Squall: “Ah … Então você estava procurando o diretor na festa?”
Rinoa: “Você conhece o Seifer?”
Squall: “. … Yeah”
Rinoa:… “Bem, ele é o único que me apresentou a Cid, é um homem tão bom que eu realmente não acho que a SeeD sairia para ajudar um grupo desprezível como nós. Mas depois de explicar a nossa situação. Agora que vocês estão aqui, nós vamos ser capazes de realizar todos os tipos de planos! ”
……
Squall: “Eu estou indo de volta para os outros.”
Rinoa: “Ok, vamos Umm, Squall é ‘ele’ aqui!.?”
Squall: (‘Ele’?)
Rinoa: “. Seifer”
Squall: “. …… Não, ele não é um seed”

Após os acontecimentos de madeira, quando o partido discute a execução de Seifer, Rinoa fala mais abertamente sobre seu relacionamento com Seifer.
Rinoa: “Eu. .. realmente gostava dele Ele estava sempre cheio de confiança, inteligente … Só de falar com ele, eu senti como se pudesse conquistar o mundo.”.
Selphie: “Seu namorado”
Rinoa: “. Realmente não sei. Eu. .. eu acho que foi o amor. Eu quero saber como ele se sentia. …?”
Selphie: “Você ainda gosta dele?”
Rinoa: “Se eu não tivesse, eu não estaria falando sobre isso. Foi no verão passado … eu tinha 16 ; boas lembranças. …”.

Em primeiro lugar, Rinoa é obviamente GAMADA EM Seifer, e embora ela não classifica-se como sua namorada, ela admite que pensa que pode ser o amor. Este não é um bom começo para uma história de amor para Squall e Rinoa. Em segundo lugar, Rinoa parece totalmente não gostam personalidade fria e introvertida Squall. Ela o chama de dizer, insensível, insensível, e o castiga por não comunicar seus pensamentos para ela e os outros no partido.

Rinoa não mostra Squall o mínimo de afeto até o final de um disco quando Squall e Irvine salvá-la de algumas criaturas estranhas iguana. Nesta cena, ela agarra o braço de Squall descaradamente em seu estado traumatizada.
Rinoa: “Eu estava com medo …” [Rinoa se apega a seu braço.] “… Realmente com medo.”
Squall: “Agora acabou”.
Rinoa: “Eu estava com medo … Eu estava muito, muito medo.”
Squall: “Você está acostumado a batalhas, não é?”
Rinoa: “Eu não podia … Eu simplesmente não podia eu não podia lutar sozinho …”.
Squall: (. … Você não está pronto para tudo isso) “Melhor ir.” [Rinoa se apega a seu braço novamente depois que ele morcegos fora.] “Eu não esqueci o seu pedido. Basta ficar perto de mim.”

Alguns momentos depois, na posição de franco-atirador, Squall considera a possibilidade de que ele pode ter que lutar com Seifer como um inimigo. Ele menciona a possibilidade de Rinoa, que, obviamente, podem ser fortemente afetadas por Squall tentando matar seu interesse romântico.
Squall: “… Rinoa Seifer está vivo Ele estava no desfile com a feiticeira”
Rinoa: “… O que significa?”
Squall: “Quem sabe”. (Se eu tivesse que enfrentar a feiticeira diretamente … Eu teria que passar por Seifer? … Essa é a maneira que vai como uma semente. Você não pode escolher seus inimigos …) “Eu posso acabar matando Seifer . ”
Rinoa:?. “Você é tanto … preparado, certo Esse é o tipo de mundo em que vivemos Você teve um monte de treinamento emocional Mas … É claro que eu prefiro não acontecer … ”

Rinoa parece aceitar que se Seifer está protegendo a Feiticeira, é necessário dispor dele.

Eu acho que é importante notar que, neste ponto do jogo, no final do primeiro disco, Squall está consciente da relação de Rinoa com Seifer e não parecem ameaçados por ele. Além disso, Squall não quer matar Seifer. Squall e Seifer tem um histórico de brigas e concorrência mesquinha, mas Seifer ainda é um camarada. No exame final em Balamb, Squall e Zell trabalharam juntos com Seifer, apesar de suas diferenças. A única razão para matar Seifer é o seu alinhamento aparente com a Feiticeira, que nunca é totalmente explicado.

Depois do primeiro disco, a complexidade desta situação torna-se muito mais simples. A relação Rinoa e Seifer nunca mais é mencionada, exceto por Seifer na forma de insultos durante a batalha. Rinoa se parece ter completamente se distanciada de Seifer, Seifer e status de inimigo nunca são novamente questionados.


Seifer começou como um personagem bastante complexo, um inimigo às vezes para Squall e Zell, mas ainda um amigo no campo de batalha. Ele saiu da ala disciplinar do garden por arriscar sua vida por Rinoa, que encontrou sua coragem inspiradora. Depois do primeiro disco , ele é um vilão e seu único objetivo parece estar servindo a Feiticeira. Eu, pessoalmente, esperava que Seifer tivesse uma lavagem cerebral ou a mente controlada, e eu passei a maior parte do jogo de espera para Seifer para “sair dessa” e se juntar à equipe de Squall, mas ele nunca faz. A história só aceita que Seifer agora é mau e deve ser morto. É tão simples e, assim, conveniente.

Seifer, que era um tormento pessoal para Squall e seu rival na escola, tornou-se um grande vilão para o mundo e todos os seus amigos. E desde que Seifer está fora de forma, sua suposta namorada – Rinoa – agora está, aparentemente, caindo para Squall, embora ela nunca se interessou por ele antes.

4. O Fim

No final do jogo, assim como você está batendo o chefe final, Ultimecia, ela começa a dizer algumas coisas estranhas, declarações que aparecem muito fora de contexto para uma batalha final.
“Reflita sobre sua infância … …”
“Sua sensação … Suas palavras … Suas emoções …”
“Time … Ele não vai esperar …”
“Não importa o quão duro você …… segurar. Escapa você …”

Quando li essas palavras, um arrepio percorreu minha espinha. Com cada ataque para derrubar pontos Ultimecia de vida, você traz o sonho de Squall ao fim. Squall, alheio, brigas, e somente uma invenção da sua imaginação este parece consciente do que está acontecendo.

Há um segmento aqui envolvendo Squall a voltar no tempo para o orfanato e ver Ultimecia passar seus poderes para Edea no passado. Então Squall sai em busca de seu “tempo próprio”, e é mostrado vagando em um lugar deserto. Ele parece “perdido no tempo” e incapaz de encontrar o caminho de volta o seu período de tempo normal.

Squall se encontra em uma ilha pequena, isolado e indefeso. Ele joga-se no chão, exausto. Então, ao pegar uma pena flutuando em direção a ele, ele se encontra onde está Rinoa. Ele chama o nome dela, e ela se vira para ele. Isto é onde as bizarrices começam a acontecer.

Rinoa se volta para Squall, mas seu rosto está desfocada. Há um flash de Seifer entre os cortes do filme para a cena do baile. Aqui vemos Rinoa novamente, e novamente ela se vira para a câmera como ela fez na cena do baile em um disco. Mas ela está borrada . O flash continua a repetir, e o rosto de cada Rinoa tempo e forma são borradas, e o efeito parece estar ficando pior a cada vez. O que está acontecendo aqui?

É minha convicção de que o sonho de Squall está chegando ao fim, ele está começando a perder o contato com suas próprias memórias. Ele está tentando ver a imagem de Rinoa, o objeto de sua fantasia, mas ele não consegue lembrar o formato de seu rosto. Ele está passando por cima nesse momento no salão de baile, quando ele viu pela primeira vez, uma e outra vez em sua mente, concentrando-se mais no rosto e tentar vê-la do jeito que ela era.

Eu já vi esse simbolismo visual específica antes, em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Em Brilho Eterno, o protagonista, Joel, tem sua memória apagada, porque ele quer esquecer sua ex-namorada. Mas, no curso do procedimento, Joel percebe que ele está perdendo e tenta manter as suas preciosas memórias. Ele tenta se lembrar das coisas que eles já apagadas, apenas para encontrar os personagens em sua memória estão sem rosto, desfocada além do reconhecimento.

Como Squall está visualizando Rinoa no salão de baile, começamos a ver alguns tiros rápidos que interrompem o filme. O primeiro, como já mencionei, foi de Seifer. O que é notável sobre o tiro de Seifer é que o mostra na lanterna do carro alegórico onde Edea tentou matar Squall com um feitiço de gelo.

Em seguida, alguns tiros rápidos de Rinoa aparecer. Estes são tão turva como a Rinoa da cena do baile, mas estas imagens de Rinoa vem da cena em que Edea faz seu discurso antes do desfile. Rinoa, que parece estar sob o feitiço de Edea, segue a Feiticeira fora ver a multidão gritando.

Vemos alguns flashes de Rinoa flutuando no espaço, e então estamos de volta no salão à procura de Rinoa. Depois, há outra variedade de flashes de todo o primeiro disco do jogo. Primeiro vamos ver o monstro aranha mecânica do exame final em Balamb seguido por um flash de cada um dos membros do partido, mas Squall (Quistis, Zell, Rinoa, Selphie e Irvine, nessa ordem). As imagens de Quistis, Zell e Selphie são do exame final em Balamb, eo tiro de Irvine é de seu clipe fmv introdutório. Este é o tiro de Rinoa:

Vemos alguns flashes de comunicações Balamb torre, o Ragnarok, e há um clipe de Rinoa, ainda turva, com os cabelos ao vento. Um flash de Seifer empurrando Rinoa em Adel passa, então vamos ver mais da torre Balamb, e um clipe de Rinoa chegar a Squall do carro alegórico.

Há uma explosão, e vemos o arco de Deling City em que Squall morreu. A câmera leva-nos através do arco e estamos de volta no salão de baile para a ação mais cara borrada. Há uma grande quantidade de imagens nesta seção, incluindo Edea do carro alegórico, Ultimecia, Rinoa no espaço, os olhos de todos os membros do elenco. Há também um quadro de último momento em um disco, a imagem do olho de Squall como ele cai do carro alegórico.

Neste ponto do filme, e para os últimos minutos, bem como, a vida de Squall foi literalmente um piscar diante de seus olhos. Eu sinto que há um foco especial nas duas principais eventos do primeiro disco: o exame final em Balamb e do encontro com Edea no carro alegórico. Mas, claro, a cena do baile, que era de particular importância para Squall, é de longe o evento mais coberto na primeira metade do filme. No entanto, como tenho vindo a referir ao longo desta seção, há também trechos de imagens a partir da segunda metade do jogo, particularmente Rinoa no espaço.

No final desta parte do filme final, vemos Rinoa vindo em direção à câmera, braços abertos para abraçar. Como antes, o mais perto que ela fica, mais ela se torna obscurecida. Em seguida, vemos o nosso primeiro tiro de Squall.

Este tiro me mantém acordado à noite. Sério.

Até agora, a melhor análise eu tenho este para esta imagem é que Squall se sente vazio, que ele perde o seu sentido e tudo que vem com ele. Ele está tendo problemas para visualizar suas memórias, ou mesmo lembrar a realidade da ficção. Pense de volta para o que Ultimecia disse, no final da última batalha. “” Reflita no seu … Sua sensação de infância … … Suas palavras … Suas emoções … Tempo … Ele não vai esperar … Não importa … … O quão duro você segurar. Ela escapa de você … “” Sua vida está desaparecendo dele. Você não pode segurar para sempre.

Há um último flash de Rinoa, flutuando no espaço. O vidro em seu capacete espacial com rachaduras e envia grandes cacos pontiagudos para a câmera. Há um som, como alguém sendo atingido por uma espada. Nós cortamos a Squall, olhos arregalados, uma lágrima escapa dele. Ele joga a cabeça para trás e é consumido pelo branco.

Aqui está um vídeo do final até este ponto:

E agora, finalmente, Squall está morto. Vemos uma queda de penas brancas no chão, e a tela fica preta. Os últimos dez minutos do filme final são, em termos mais simples, o “céu”, ou algum seu equivalente.

Vemos Rinoa vagando. Ela encontra Squall, aparentemente pensando que ele está morto. O nuvens aparecem, pétalas de rosas sopram pelo vento em uma planície verde linda e pelo gramado, e Rinoa olha para trás para Squall com um olhar de espanto. Essas pétalas de rosa se transformam em penas brancas no vento, e o filme corta para Balamb.

No porto de Balamb vemos pescando Seifer, Fujin e Raijin no mesmo tempo lindo ensolarado que Squall e Rinoa estavam experimentando. Fujin Raijin chuta na água azul brilhante, e Seifer rindo como um colegial. Seifer, que eu pensei que tinha finalmente derrotado pela última vez, olha e sorri vendo Balamb Garden por cima.

O filme corta para Laguna, que está se destacando no túmulo de Raine. Vemos Laguna ver Raine, e eles se abraçam. Laguna no presente vê Ellone voltar a vê-lo, e eles olham-se enquanto o  Balamb Garden passa sobre eles.

Durante os créditos mostram uma casa clipe de vídeo do tipo onde todos os personagens agindo como retardados completos. Todos os membros do grupo estão lá comemorando, mas Squall e Rinoa, e até Cid e Edea estão em atendimento. Irvine dança como um tonto, Selphie salta como uma cabeça oca, e Zell…

Após os créditos finais temos de ver as coisas que fazem as fãs irem à loucura. Rinoa se destaca na varanda do garden com Squall sob um céu estrelado. Ela levanta o dedo, assim como Squall se lembra, e Squall sorri de volta para ela.

Assista à segunda parte do final abaixo:

Uma última coisa

Se esta foi realmente a forma como o jogo foi concebido para ser interpretado, por que eles fizeram o “sonho” de modo sutil? Não consigo pensar em 50 maneiras de torná-lo mais claro para o público do que os eventos que ocorrem depois do primeiro disco. Então, se os criadores pretendiam que Squall morresse, eles também planejaram para a sua morte ser obscurecida e sutil. Nós vemos o sonho como se nós fossemos os sonhadores, e mesmo que, por vezes, os eventos têm lugar que nunca poderiam ter, jamais aconteceriam no mundo “real”, que não se tornam conscientes de que é um sonho.

Um enredo semelhante pode ser visto no filme Vanilla Sky (Atenciosamente, se você ainda não viu, não leia sobre; etc spoilers) em que Tom Cruise interpreta um personagem que opta por ter se colocado para dormir. Em um certo momento no filme, ele começa a sonhar, e todo o restante do filme é uma invenção de sua mente. No primeiro, há poucos indícios de que alguma coisa está errada. O enredo continua como se nada fosse diferente, exceto, é claro que tudo começa a seguir o seu caminho.

Depois de um tempo, porém, as coisas começam a ficar um pouco loucas, e ele acaba aguardando a pena de morte por bater em sua namorada até a morte durante o sexo, enquanto experimenta o que parece ser uma ilusão. Enquanto o público assiste em confusão, tão inconsciente como o personagem, que tudo isso é apenas um sonho. Agora, o problema que tive com Vanilla Sky era que não podia deixá-lo sozinho. Eu acho que teria sido um filme muito legal se eles tinham deixado a nós discernir o que realmente tinha acontecido. Em vez disso, o público, recebeu exposição completa nos momentos finais do filme, quando um personagem explica cuidadosamente para a protagonista, e para o público, que todo o filme foi realmente apenas um sonho.

Talvez a única diferença real entre Final Fantasy VIII e Vanilla Sky é: eles nunca nos disse o que realmente aconteceu. Em Final Fantasy VIII, deixaram a gentes viver no sonho como Squall fez e nunca descobrimos a diferença.

fonte: squallsdead.com

Anúncios

6 comentários

  1. na boa, essa teoria é mto tendenciosa e mal argumentada veio! Da primeira vez que ei li ela a um tempinho atrás(uns 2 anos ou mais, pq ja tem um tempo q isso corre na net), eu tinha mais ou menos uns 8 a 10 anos que tinha jogado, e tudo que eu lia eu falava po é verdade, n lembrava de td com clareza, e aceitei td q tava escrito, mas depois de ter jogado o game a uns 3 meses atras de novo, todos esses argumentos usados ai foram facilmente refutados!

    Curtir

  2. Olha em relação ao final q mostra aquele meio mundo de flash, pode parecer os momentos finais da vida do Squall, pq sempre me perguntei como squall sobreviveu aquela lança de gelo e não ficou com ferimento? em nenhum momento do jogo Edea fala q curou squall.

    Curtir

  3. About the theory, in my opinion… Squall not dies in the game. (spoilers) If he die on Disk 1 everything that follows from disc 2 onwards would not make sense, we would not know the role of Edea, the connection with Laguna, Ellone, etc.
    ———————-

    Now, I want to mention the point ““Basta ficar perto de mim.””

    There is a translation error in english version: “If I didn’t, I wouldn’t be talking about it.” In the japanese version is: “If I did I couldn’t talk about it like this”, then she no longer likes Seifer. See: lokasenna(point)pe(point)kr/ardente/etc(point)/

    One more thing, the line: “I wonder how he felt…?” if I am not mistaken in the Japanese version is: “I wonder what he thought of me”, indicating further that among them there was more friendship that anything else.

    Speaking as what is presented here, she does not see to Seifer on the dance floor (actually he was not there), but she see at the director Cid Kramer and talk with him. This is indicated in the “Rebellion Princess” page, a page that brought information of Ultimania and other sources.

    Also, Rinoa in the game NEVER says and ensures that Seifer was her boyfriend, then obviously they were not boyfriends. It is also important to say that she THOUGHT loved Seifer, NOT assures us even hinting several things: that she was confused with his feelings (for me the most reasonable choice), she was not interested, I had no desire to formalize a relationship with him, etc. And to top Seifer did not know if some feelings / what he thought about her. I said, Is that a relationship? For me it definitely is not. where there is doubts, miscommunication (and precisely Seifer is not a silent guy).

    They only had a relationship purely business, hence Seifer falls in the summer with the Owls of the Forest, and he has a dream to meet a child (Rinoa is not a sorceress/witch when he met, so it makes sense that he are not interested in her), and apart is a revolutionary type, who loves battles, for he delighted to release Timber, and continue increasing their ego.
    If Seifer risked his life by Rinoa can not ensure, do not forget that he never says why, will not know your reason, but remember that Squall is also there, and he is his rival. Seifer fears that Squall and Rinoa are defeated for the Galbadia’s army for majority and experience, and that’s why going to his aid.

    ———————-
    Squall does not die in disc 4 (spoilers) because the the video where Selphie and Irvine filmed the celebration after beating Ultimecia, everyone is happy, that means that everything went well (include Squall alive).
    Also, Kitase in the interview in the Ultimania says that in the game there is a happy ending.

    Curtir

  4. […] Já no controverso mas por mim querido Final Fantasy VIII, o jogo se encaixaria mais no conceito de … e a partir daí a história começa a ficar lúdica e totalmente exagerada, caminhando para um lado diferente do realismo mostrado até então, indo para um final clichê com direito a ficar com a mocinha e salvar o mundo no final. […]

    Curtir

  5. Nada me faz pensar diferente de que Squall morreu no final do primeiro cd e na verdade todo o resto é um delírio final de sua mente. Desde quando joguei o game pela segunda vez, lá por 2002

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s