EUVÍ: Após caso de doping comprovado, jornal do Reino Unido processa o dopado Lance Armstrong


Um brinde a mais um atleta pêgo no antidoping.

O jornal britânico The Sunday Times abriu um processo contra o ex-ciclista norte-americano Lance Armstrong e está pedindo uma indenização de cerca de um milhão de libras (1,6 milhão de dólares). O jornal entrou com a ação por conta de um processo movido por Armstrong contra o próprio Sunday Times, em 2004. As informações são da agência de notícias Reuters.

Na ocasião, o jornal publicou uma matéria de jornalismo investigativo levantando questões sobre o “estranho sucesso” do ciclista depois de se recuperar de um câncer no testículo e vinculando o nome do norte-americano a um secreto e proibido esquema de doping. Na época, Lance Armstrong se indignou com a matéria do Sunday Times e se achou no direito de acionar o jornal na justiça. Os juristas deram causa ganha para o ciclista – talvez devido a boa reputação que ele tinha na época- e em decorrência desse processo Armstrong embolsou uma quantia de cerca de 485 mil dólares.

A história de superação de Armstrong agora pode ser vista como uma história de ficção. Vencedores não usam drogas, asteróides e etc. Quem vende mentiras não é capaz de comprar a verdade.

Lance Armstrong foi banido do esporte e teve todos os seus sete títulos (1999-2005) da Volta da França cassados em outubro, depois que a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) divulgou um relatório alertando que o norte-americano esteve envolvido no “mais sofisticado, profissional e bem-sucedido esquema de doping que o esporte já viu“.

É bom lembrar que Armstrong e tornou um herói para muitos depois que sobreviveu ao câncer e depois voltou para o esporte para ser campeão, dando uma lição de superação e ousadia para muitos jovens. Infelizmente a lição de superação que Armstrong ensinou para todos não passou de um ato provocado por um esquema criminoso de doping. Armstrong teve a coragem de se dopar e assim sair na frente de esportitas honestos, vencendo vários campeonatos. Imagine um atleta treinando duro durante anos para chegar no campeonato mais importante do mundo e acabar perdendo para um atleta dopado como Armstrong.

Lance perdeu todos os seus títulos, mas o que ele jamais perderá é a fama de atleta dopado.

Lance hoje é um exemplo de um esportista desonesto que rebaixou o nome do esporte para todo o mundo. Com a sua atitude de maucaratismo Lance conseguiu enganar a muitos fãs do ciclismo. A partir de hoje, graças ao caráter de Armstrong, sempre haverá uma enorme desconfiança em relação ao ciclismo. Infelizmente, a mancha que Armstrong jogou sobre o ciclismo acabará por cair sobre os ombros de vários ciclistas honestos.

Armstrong sempre negou ter usado substâncias para melhorar o desempenho esportivo, mas decidiu não contestar as acusações da Usada. Por que será? O que será que ele está escondendo? Será que ele não está com medo de sofrer uma humilhação ainda maior? Será que ele não é apenas a ponta desse iceberg de engano e trapaça?

Um atleta deve ser o exemplo para todos, inclusive para os jovens. Infelizmente Armstrong deixou seu papel de herói do ciclismo para desepenhar o papel de Dick Vigarista do ciclismo.

Lance Armstrong não teve vergonha na cara para admitir que se dopou, mas resolveu que desistir de lutar contra as alegações de doping que pesavam contra ele. O interessante é que o atleta que antes era o símbolo do esportista que não desiste nunca de fato demonstrou que não desistiu de se dopar até ser pego. O homem que era o que o ciclismo tinha de melhor se tornou o que o ciclismo tem de pior. O campeão jogou fora seu título mais precioso, que era seu nome.

Após considerar que haviam indícios suficientes contra Armstrong, a agência decidiu que o caso devia seguir adiante e deu ao ciclista a oportunidade de se defender perante uma comissão de arbitragem. Armstrong afirma ser inocente e nega categoricamente ter usado doping, mas a agência garante que pelo menos dez ex-companheiros do ciclista podem testemunhar contra ele e que existem exames de sangue que são “totalmente consistentes” com a acusação de doping.

Na hora de processar o jornal que o acusou de ser dopado, Lance processou sem medo. Agora chegou a hora da vingança da verdade!

Armstrong perdeu todos os seus títulos, mas o que ele perdeu de verdade foi a sua moral. Agora de nada adianta ele ficar aparecendo como filântropo demagogo que ajuda os outros, quando na verdade está apenas aparecendo às custas da trapaça e da desgraça dos outros. Armstrong era um símbolo da superação, porém a partir de hoje ele será lembrado por seu um símbolo da hipocrisia. O hipócrita ciclista dopado teve a coragem de processar um jornal que publicou uma notícia que era verdadeira. Deprimente!

O pior é que tem gente que ainda defende o dopado do Armstrong, dizendo que pelo menos ele se dopando conseguiu motivar pessoas a não desistir dos seus sonhos e a se superarem através do esporte. O problema é que a mensagem que ele ensinou foi uma mensagem mentirosa que se utilizou de doping para enganar os outros. A verdade não precisa de mentiras para fazer com que os outros vivam melhor. Se as pessoas precisam se espelhar na mentira para se motivarem é porque elas não estão olhondo para as verdades ao redor delas. O bom é bom; o ruim é ruim; o doping é ruim.

Armstrong teve a coragem e lucrar em cima da sua história regada a doping e mentiras. E ainda há pobres fãs que ainda acreditam nele. Às vezes é mais fácil acreditar nas mentiras do que nas verdades.

Mas a verdade sempre aparece e agora Armstrong vai pagar pelos seus crimes. Ele está sendo acusado por uma infração que ele realmente cometeu. Como é que ele teve a coragem de processar um jornal por ter desmascarado seu esquema de doping. No final da contas, Armstrong caiu no antidoping que acusa a presença de drogas no organismo, porém o pior doping que ele caiu foi o doping que acusa a falta de vergonha na cara.

Campeão trapaceiro nas pistas. Hipócrita na vida real. Ele perdeu títulos nas pistas, mas ganhou um título na vida real. O título de dopado.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s