EUVÍ: Religião nos Estados Unidos por estado e seu impacto na política e na cultura


Os Estados Unidos é um país que foi criado a partir da liberdade de religião, os primeiros a colonizar o país foram os puritanos protestantes vindos da Inglaterra, posteriormente o país recebeu forte imigração de católicos irlandeses e católicos que se concentraram no nordeste do país.

Os Estados Unidos tem uma forte população evangélica no sul do país, na área conhecida como Bible Belt(cinturão da bíblia). Nessa região, o conservadorismo e a cultura cristã são predominantes. Nos últimos anos o sul do país tem ser tornado uma área onde os republicanos tem sido mais felizes nas eleições.

O extremo sul do país tem sido afetado por uma forte imigração de latinos em estados como Flórida, Arizona, Califórnia, Novo México e Texas. Essas mudanças fazem esses estados tenderem a se tornar cada vez mais democratas caso o partido republicano não mude a sua abordagem em relação aos latinos.

No nordeste do país se concentram os católicos e seculares que costumam a ser mais liberais e essa é uma região onde os democratas costumam ser imbatíveis nas eleições.

O extremo Oeste americano é composto por muitas religiões, mas com maioria católica, essa região tem se mostrado favorável aos democratas nas últimas eleições.

O meio-oeste americano é território de maioria católica que vem votando de forma independente e geralmente escolhe democratas e republicanos, sua parte a direita vota mais nos democratas, já sua parte a direita vota mais no republicanos.

Os Estados Unidos sempre tiveram presidentes protestantes, com a exceção de John F. Kennedy, que era católico. No gráfico abaixo é possível ver a religião dos governadores de cada estado.

A religiosidade dos estados é mostrada na figura abaixo:

A diversidade religiosa dos Estados Unidos:

Religiões predominantes no Estados Unidos pro cidade:

Regiões com maior densidade de católicos:

Regiões com maior densidade de batistas nos Estados Unidos:

Regiões com maior densidade de judeus:

Regiões com maior densidade de mulçumanos:

Regiões com maior densidade de pentecostais:

Os Estados Unidos tende a ficar cada vez menos religioso e cada vez menos protestante. As religiões que mais crescem são o catolicismo, pentecostalismo, mormonismo e islamismo.

A diferença entre a composição dos Estados tem uma forte influência no voto dos americanos. Os pentecostais votam mais nos republicanos. Os católicos praticantes votam mais nos republicanos. Os católicos não-praticantes votam mais nos democratas. Os judeus e mulçumanos votam mais nos democratas. Os não-religiosos votam mais nos democratas.

Conforme os Estados Unidos muda e fica menos protestante, é cada vez mais difícil para os republicanos vencer disputas nacionais. As mudanças demográficas e religiosas do país devem dar cada vez mais eleitores para os democratas e  os tornarem competitivos em lugares que hoje eles não são.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s