EUVÍ: Comer carne, 10 motivos para ser contra,10 motivos para ser a favor / razões para ser ou não ser vegetariano


Certa vez eu decidi que não comeria mais carne.
image

Falhei miseravelmente. Não fiquei nem dois dias “limpo”.

Parece que tudo a sua volta te empurra para que você seja carnívoro. Quando você tenta parar de comer carne você percebe o quão difícil é. A carne está em todos os lugares.

Existem muitas pessoas que não respeitam a decisão das outras de não comer carne. Geralmente, o vegetarianismo é algo fortemente contestado pela nossa cultura e muitos o consideram simplesmente uma frescura.

Comecei a reparar como nossa cultura é carnívora quando vi que quase todos, com exceção de alguns grupos religiosos, se reúnem exporadicamente para praticar o ato conhecido como churrasco.

Por outro lado, muitos vegetarianos que conheci tinham um discurso muito radical, pareciam religiosos fundamentalistas.
image

Motivos para não comer carne

1- Nós não estamos no topo da cadeia alimentar.u
No período total de uma vida, um carnívoro come 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas. Você gostaria de praticar essa carnificina? Comer carne é um crime contra a natureza e contra a própria humanidade.

2- O comedor de carne priva os animais daquilo que defende para si, a liberdade e o direito de viver. Comer a carne de animais é um desrespeito. Animais de um ano são tão racionais quanto bebês.

3- Vegetarianos seriam mais aptos para os esportes e outras atividades. A carne não contém proteínas para manter o ser humano saudável.

4- Boicotar a carne é a melhor forma de cortar gordura. Todos sabemos que gordura traz doenças.

5- Se comêssemos apenas vegetais MUITAS pessoas deixariam de morrer de fome. A água e a área que são necessárias para produzir carne produziriam muito mais toneladas de legumes e verduras.

O excesso de espaço para a produção de carne reduz a área que poderia ser usada para cultivar legumes e verduras, aumentando os preços do alimentos.

Se os cereais que são dados aos animais fossem dados aos humanos, a comida seria mais barata e menos pessoas passariam fome.

6- O consumo de carne causa a fome, pois ele cria condições para que cada vez mais a carne seja produzida e cada vez mais os outros alimentos teriam menos condições de ser produzidos. O preço da carne geralmente é maior do que o preço dos outros alimentos.

7-  A carne pode passar uma série de doenças: câncer, obesidade, diabetes, pressão alta, etc.

8- O corpo humano não foi feito para digerir a carne, quem come carne tem um digestão muito maior do que aqueles que não comem.
Quem come carne adquire os hormônios que foram dados aos animais.

9- Muitos animais são tratados de forma cruel e são assassinados de forma desumana. Quem come carne incentiva esse derramamento de sangue e sofrimento.

10- O lobby dos vendedores de carne é muito poderoso e ele só se interessa com o dinheiro, não com a vida das pessoas ou o meio ambiente.

O comedor de carne corrobora para a contaminação das águas e do ar, além que destruir florestas. O consumo de carne é um desastre para o meio ambiente.
image

Motivos para comer carne

1- É muito engraçado alguém defender tanto a vida dos animais enquanto a vida dos humanos é cada vez mais coisificada. Muitos protegem os animais, mas se recusam a ajudar os humanos que estão bem vivos do lado deles.

2- Carne é muito gostosa, a vida é tão difícil, nós merecemos ter uma pequena dose de prazer diária.

3- A carne traz muitos nutrientes que muitos alimentos não trazem. Quem não se sente mais forte depois de comer um pedaço bem grande?

4- Na Índia, muitos passam fome enquanto vacas passeiam do lado deles. Comer carne é uma questão de sobrevivência. Quem escolhe muito, fica pra trás.

5- O ser humano deve ter o direito de fazer da sua vida o que bem entender.

6- Muitas outros hábitos da humanidade causam dano a natureza e nem por isso paramos de fazê-los. O ser humano destrói a natureza desde que moramos nesse planeta.

A quanto tempo já existem vegetarianos? O volume de carne consumido diminuiu desde então? Ou aumentou?

7- Culpar quem come carne pelos males que a produção de carne produz é tão ridículo o quanto dizer que não devemos usar nada de metal por causa da forma horrorosa como ele é extraído.

Muitos bens de consumo são produzidos na China por pessoas que trabalhan sob condições desumanas. Por causa disso você vai jogar fora seu iphone?

8- A maioria dos animais que morrem para nos prover comida não existiriam se nós não os criassemos para comê-los. A maioria desses animais só existem porque fizemos cruzamentos de raças diferentes.

9- Animais não amam, não tem pensamento racional, não tem moral, não sentem pena e muito menos pena dos humanos. Animais não são sagrados.

A animais vida dos animais não merece tanto respeito assim. Muitos seres humanos veem a pena de morte e o aborto como medidas necessárias para viver em paz. Se matamos até humanos, porque pouparíamos os animais?

10- Questão de sobrevivência, a maioria dos animais não pensariam duas vezes antes de te matar se isso significasse não morrer de fome.

Somos nós ou eles.

Que vegetariano não mataria um touro se isso significasse não morrer de fome?
Que touro não mataria um vegetariano se isso significasse não morrer de fome?

Enquanto você tem piedade dos animais, existem vários microorganismos comendo sua pele e circulando doença dentro do seu corpo. Na vida, só sobrevivem o mais forte.

Você se lembra da família dinossauro? Eles comiam os humanos. Agora é a nossa vez. Agora é a nossa vingança.

Conclusão

Olha, vou ser bem direto, gostaria de ser vegetariano, mas não sei se tenho forças para lutar contra tudo e contra todos pra deixar de comer carne. Até hoje, é a única coisa que eu quis parar de fazer e não consegui.

Eu acredito nos argumentos vegetarianos, porém vivemos num mundo em que a possibilidade de mudá-lo é muito comprometida.

Mas creio que devemos respeitar quem pensa diferente. Tanto que adoro viver em um Estado laico onde tenho o direito de praticar até os atos que condeno e me prejudicam.

Se bem que se colocarmos a cabeça para funcionar, vamos ver que é uma questão de tempo até que as autoridades dificultem a vida dos onívoros como eu.

O respeito pela vida em geral é algo que está cada vez mais perdendo o valor. Acho que se cada um de nós fizer a sua parte, o mundo pode até não melhorar, mas certamente não estaremos colaborando para que ele piore.

Logo, acho que mesmo que nós não consigamos, devemos dar pelo menos uma chance ao vegetarianismo. Afinal, você pode ser aquilo que você come, mas aquilo que você come pode ser aquilo que você não é.

20 comentários

  1. o
    1- É muito engraçado alguém defender tanto a vida dos animais enquanto a vida dos humanos é cada vez mais coisificada. Muitos protegem os animais, mas se recusam a ajudar os humanos que estão bem vivos do lado deles.
    A diferença eh q os humanos têm pensamento racional e podem escolher logicamente entre ter ou não ter um filho pra viver na mesma miséria em q já vive, podem escolher entre trabalhar ou lutar pelo q precisa ou simplesmente ficar esperando a pena de pessoas q lutam e trabalham. Todos somos capazes de pensar no q fazer ou não, animais não têm pensamento RACIONAL, apenas os super racionais animais humanos.
    2- Carne é muito gostosa, a vida é tão difícil, nós merecemos ter uma pequena dose de prazer diária.

    O gosto do corpo morto depois de passar por um fogo e tempero é bom? Eh prazeroso colocar para dentro do seu corpo pedaços de defuntos diariamente? O prazer culinário pode ser facilmente adquirido sem envolver carnes e derivados de animais.. sinceramente, parece até psicopata comer carne, parece q a pessoa é tão macaco, tão primitivo, com um cérebro tão mal desenvolvido que precisa manter os hábitos dos seus ancestrais e dos próprios seres que come; estamos em 2014, conseguimos muito bem nos alimentar sem que haja morte alguma.
    3- A carne traz muitos nutrientes que muitos alimentos não trazem. Quem não se sente mais forte depois de comer um pedaço bem grande?
    Não, não trás. Os vegetarianos não passam mal, não são magrelos nem pálidos; eh soh pegar um animal de natureza herbívora: de coelhos à girafas, animais pequenos e grandes que sobreviveram muito bem até hoje e não tem um organismo tão diferenciado dos humanos. Não hà fibra, proteína ou mineral na carne que não pode ser substituída num regime vegetariano
    4- Na Índia, muitos passam fome enquanto vacas passeiam do lado deles. Comer carne é uma questão de sobrevivência. Quem escolhe muito, fica pra trás.
    Entao se estivesse com muita fome você comeria sua mãe, a mãe de outra pessoa ou qualquer outra pessoa? Não é questão de sobrevivência, eu não sou capaz de permitir que um ser seja morto para meu conforto, minhas frescuras alimentares (aqui também entra a questão do estudo em animais, claro q se eu tivesse câncer de pele, por exemplo, eu não recusaria de me tratar com quimioterapia pq matou muitos e muitos animais em experimentos, mas eu não deixaria que testassem arriscando a vida de nenhum animal para daí então ser usado em mim.)
    5- O ser humano deve ter o direito de fazer da sua vida o que bem entender.
    Que porra essa tem relação com motivos para COMER carne? Se o ser humano DEVE ter o DIREITO de FAZER DA SUA VIDA o q QUISER isso se aplica em NÃO COMER CARNE.

    6- Muitas outros hábitos da humanidade causam dano a natureza e nem por isso paramos de fazê-los. O ser humano destrói a natureza desde que moramos nesse planeta.
    Então se vc precisa lavar a louça do seu almoço cheio de carnes de bichos mortos, vc vai pegar a água do rio amazonas pra isso? Lave sua louça com a quantidade de sabão e água necessárias, pois não existe ainda uma forma de substituir esse habito para a melhora do meio ambiente, mas fazemos o possível para q o planeta não sofra tanto com nossos caprichos; temos como substituir isso e não desequilibrar nosso meio ambiente na questão animal, mas mesmo assim o ser humano usa toda a água do rio amazonas e se acha completamente certo, enquanto isso existem diversas opções para q vc possa parar com isso.

    7- Culpar quem come carne pelos males que a produção de carne produz é tão ridículo o quanto dizer que não devemos usar nada de metal por causa da forma horrorosa como ele é extraído.
    Muitos bens de consumo são produzidos na China por pessoas que trabalhan sob condições desumanas. Por causa disso você vai jogar fora seu iphone?

    Novamente as pessoas escolhem o q fazer, ngm faz amarrado e se alguém escraviza dessa forma pessoas, esse alguém eh preso, mas nessa tese, se vc usa seu iphone produzido por crianças escravas chinesinhas, vc esta contribuindo para a continuidade da escravização. Eu não compraria um iphone de um escravizador. comendo carne vc esta contribuindo com tudo q se envolve esse comercio de seres vivos, não é como ter iphones produzidos por chineses e sim ter os órgãos deles para trocar pelos seus, por exemplo.. Se não houvesse qm consumisse carne não existiria mais a produção dela, a culpa é sim de quem come a crane

    8- A maioria dos animais que morrem para nos prover comida não existiriam se nós não os criassemos para comê-los. A maioria desses animais só existem porque fizemos cruzamentos de raças diferentes.
    Ele deixou de ser um animal por q nasceu para ser consumido? “A maioria dles esxitem pq fizemos cruzamentos de raças diferentes” e isso faz valer a pena ter matado tantos milhões de animais antes?

    9- Animais não amam, não tem pensamento racional, não tem moral, não sentem pena e muito menos pena dos humanos.
    ESSA ERA A QUE ME FEZ ESCREVER TUDO ISSO. SIM ELES SENTEM. Não são racionais então não são capazes de resolver uma equação mas sentem medo, sentem tranqüilidade e nervosismo e raiva, QUALQUER UM que já teve QUALQUER CONTATO COM QUALQUER tipo de bicho sabe q ele sente, cavalos sentem medo facilmente, elefantes também, cachorros tem afeto. Passam as ultimas horas de suas vidas em caminhões e ai são levados para um corredor da morte, eles sentem sim com certeza e com estudos (comprovado cientificamente) e sem estudos mesmo se sabe que eles sentem. Não tem “pena” dos humanos? Que animal mata humanos pra comer? Eles matam por medo ou para se defender, se estão com fome matam por instinto, não nos encontramos em situações assim nos almoços, um primitivo tem as desculpas p comer os bichos, mas nós não precisamos disso a não ser q sejamos mentalmente primitivos nos assimilando com os bichos q comemos.
    Animais não são sagrados.
    A animais vida dos animais não merece tanto respeito assim. Muitos seres humanos veem a pena de morte e o aborto como medidas necessárias para viver em paz. Se matamos até humanos, porque pouparíamos os animais?
    Eu sou ateia mas acho q se vc pode acreditar num papai do céu sentado no céu olhando vc, outras pessoas tem o direito de acreditar q os animais podem carregar algum tipo de carga celestial ou importante o suficiente para merecer tal respeito.
    Mas PF, ngm aborta um filho pra comer, abortam pq tem 14 anos ou dificuldades de saúde ou financeiras. As pessoas não estão desrespeitando humanos pq respeitam animais, não eh questão den sobrar respeito e sim de faltar respeito, pq mesmo q os animais merecem menos respeito q vc? Meu cachorro vale bem mais q a vida de muito filho da puta por ai, e os q n são filhos da puta não merecem mais a vida q meu cachorro.
    10- Questão de sobrevivência, a maioria dos animais não pensariam duas vezes antes de te matar se isso significasse não morrer de fome.
    Somos nós ou eles.
    Com essa eu tenho q concordar, parabéns. Sua mamãe macaco deve estar muito orgulhosa de vc. (falta de argumentação, já foi discutido sobre isso em tópicos acima, vc sobrevive sua rotina sem ter nenhuma vida tirada, não é um primata, pode se virar p n ter q matar nada e continuar sdaudavel, as vezes mais saudável q os comedores assassinos psicopatas de mortos)

    Curtir

  2. brigada coração, tava com medo de ser reprimida, quase nunca comento em post e tal, mas esse me seu um empurrão e tua resposta me deu um apoio. vlw mesmo ((:

    Curtir

  3. Sim, é prazeroso comer um defundo cozido e temperado! Adoro e não troco por nada! Abraços. ^^

    Curtir

  4. “O corpo humano não foi feito para digerir a carne, quem come carne tem um digestão muito maior do que aqueles que não comem.
    Quem come carne adquire os hormônios que foram dados aos anima”

    Este argumento é FALSO. O corpo humano é um organismo ONÍVORO, portanto foi feito SIM para digerir carnes e vegetais.

    Curtir

  5. Egoísta, egoísta egoísta . o que você faz pelos humanos??
    Deve ser desses gordos, podres que não ajuda ninguém, porque você mesmo não pega uma faca e mata o animal para comer? Gulosa, Gula é pecado sabia? Seus argumentos são válidos apenas para justificar sua consciência pesada diante de toda essa crueldade.

    Tenho Pena de você, vive como a maioria, não se da o luxo de repensar seus conceitos que te foram embutidos socialmente aceitáveis.

    Fica quieta que é melhor ;.

    Curtido por 1 pessoa

  6. “A carne não contém proteínas para manter o ser humano saudável.”

    “O consumo de carne causa a fome”

    “O corpo humano não foi feito para digerir a carne”

    Você que escreveu isso entende tanto de saúde que eu me recuso a citar a infinidade de motivos pelos quais ser vegetariano não faz bem a saúde…
    Mas a respeito desses 3 itens que você escreveu, saiba que a maior fonte de proteínas é a carne e que o corpo humano pode sim digerir carne… deixa de falar besteira e vai se informar meu amigo! Nunca li tanta merda de uma vez só.

    Mas ser vegetariano esta na “moda”. E se o ser humano não é um animal a gente é o que então meu amigo? Reino animal é o que pra ti? Por favor tire essa matéria dai… que babaca

    Curtir

  7. Vai comer um bezerro no café da manha e para de encher o saco mal comida do caralho

    Curtir

  8. A maior ironia desse assunto (pelo menos ao meu ver) é que normalmente são os VEGANOS e VEGETARIANOS querendo impor o seu estilo de vida, através de chantagem emocional e complexo de superioridade.
    Compõe uma particularidade mimada e egocêntrica da população, completamente ignorando a compaixão com aquele (da mesma espécie), que passa fome por não ter escolha. É fácil falar de amor e de comportamento ético, desde que a sua parte já esteja garantida, não é mesmo? Exemplificar um possível caso de canibalismo, para TENTAR argumentar, neste contexto, é absurdamente irracional e infantil. O quadro apresentado não presume qualquer situação extrema, para que tal argumento seja levado em conta. Reflete o nosso cotidiano normal.
    A intolerância e o ego são drogas poderosas. Isto é claro. E com isso, os argumentos favorecidos são aqueles que incentivam qualquer forma de “caça às bruxas”. Porque é MUITO mais fácil demonizar outro, do que reconhecer a sua parcela de culpa na situação. Passar fome (por opção) na nossa sociedade é sinal de status, e contanto que você possa se considerar melhor que os outros, os seus pecados estão perdoados automaticamente.
    Os animais são importantes sim. Lógico! Sem eles não poderíamos sobreviver. Deveríamos valorizar a participação destes no ciclo natural da vida, e refletir sobre as condições extremas em que se encontram pra garantir o nosso consumo de carne. Tal consumo, que pode ser garantido de forma mais pacífica, acredito eu. O mundo está repleto de possibilidades.
    O consumo de proteína animal teve papel fundamental na evolução humana. Sobre isso não há dúvidas. Não há nada de primitivo nisso. De alguma forma, ainda somos nossos ancestrais, já que carregamos a herança da Seleção Natural, graças a eles. E, por isso, fomos considerados predadores. Como expressa Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma”.
    Para ser sincera, percebi que nem os próprios defensores dos animais se importam com a causa, a ponto de refletir sobre o que pregam. A questão não é discutir, se consumir carne é certo ou errado. O que importa é se auto afirmar. Isso não vai mudar nada. Cada um vai consumir o que quiser. A questão REAL a ser discutida, é respeitar a liberdade de escolha, e aprender a coexistir. Cada um acolhe o argumento que lhe cabe. E NINGUÉM tem o direito de censurar o outro, só porque discordou.
    Vamos deixar isso claro. Todo mundo é egoísta por natureza. E aquele que o nega é em dobro, porque mente.

    Curtir

  9. É complicado! Infelizmente não existe forma de defender o consumo de carne e derivados, Mas diante os comentários é nítida a falta de informação, Gostei da parte que cita o touro: “Que touro não mataria um vegetariano se isso significasse não morrer de fome?”
    Como um animal totalmente herbívoro conseguiria caçar? vamos esquecer um pouco os dados manipulados que nosso maravilhoso povo brasileiro gosta de se escorar e analisar um fator regional em nosso pais, Estes animais em períodos de seca quando a vegetação é extinta da região, morrem de sede e fome, os leigos esquecem de analisar que em terrenos quentes e desertificados a vida para os pequenos e grandes repteis é totalmente adequada pela simples questão dos seres necessitarem de ambientes quentes para sobreviver. Resumidamente, os animais que morrem de fome e sede teriam acesso a comida sim! Caso os mesmos fossem caçadores como cachorros, gatos, aves de rapina etc. iriam se alimentar desses pequenos seres, mas como eles não tem o “nosso” extinto de caça, morrem sem ter opção.
    Moral da historia: Vamos abrir os olhos a industria de agropecuário representa 8% do PIB do nosso pais sendo que a maior parte é para mercado externo enquanto nossas crianças morrem de fome. Utilizam muito mais da metade de toda a soja produzida, representam 90% do desmanamento da amazônia, 60% de toda poluição do planeta, Não sigam os dados das corporações como GreenPeace, OCEANA etc. Vamos acorda o CH4 é 18X mais nocivo que o CO2, Vamos para de seguir dados manipulados e abrir os olhos! vamos deixar de ser a massa manipulada!

    Curtir

  10. Eu realmente não vi vantagens nenhuma em comer carne. E tive que rir com esse ponto: “5- O ser humano deve ter o direito de fazer da sua vida o que bem entender.” O ser humano pode, mas o contrário, os animais não. :’)

    Curtir

  11. concordo com o Paulo, principalmente o argumento número 9. Quase virei vegetariano por causa desse argumento… “Animais não pensam” “Animais não são sagrados”. foram as coisas mais bizarras que li na vida

    Curtir

  12. Sinceramente, os motivos para ão comer carne pareceram muito parciais, e os motivos par comer pareceram muito irônicos.

    Curtir

  13. Não acho que tenha visto aí bons argumentos nem contra e nem a favor. Se um dia virar vegetariana será porque acredito que não estamos lutando por sobrevivência. Ao contrário temos uma população obesa e achando que achocolatado vem da vaca marron.
    Sim animais não tem nossa intelectualidade, mas são seres vivos, se não sabemos respeitar os demais viventes diga adeus a a humanidade.
    Não gostei muito dos argumentos e espero que pensemos de forma mais séria neste problema de fome.
    Temos índices de péssima espectativa de continuar comendo carne, pois estamos em 7 bilhões de habitantes.

    Curtir

  14. Seus argumentos deram a entender que vivemos em uma caverna, sem opção de escolha “ou nós ou eles”, vivemos em um mundo onde há sim como viver sem come-los. Nós, seres humanos, nos achamos muito superiores uns aos outros, e com os animais nós não seriamos diferentes, não é mesmo? Por isso é preciso ter empatia, e realmente, empatia tanto com o ser humano quanto com os animais, pois ambos têm sentimentos e são dignos de respeito.

    Mas cada um vê o mundo de um jeito, e acredito que é um erro tanto dos vegetarianos quanto dos onívoros quererem provar o porque o outro deve comer ou não comer carne. Deixe isso para os cientistas, documentários, artigos, ou seja, deixe isso para pessoas que realmente se aprofundam nesse tipo de estudo. Sou vegetariana e ninguém precisou pregar nada para que eu me tornasse veg, vi atitudes de pessoas que admiro, portanto, acredito que atitudes são mais importante do que argumentos raivosos.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s