Eleição governador do Rio de Janeiro 2014: Prováveis candidatos


Depois da onda de protestos contra o – no mínimo – controverso governador Sérgio Cabral, o cenário das eleições para o governo do Estado em 2014 mudou completamente. Tudo indica que a atual coalisão que apoia a aliança PMDB-PT no estado do Rio deve sair muito enfraquecida nessas eleições.

Sendo assim, fica aqui os principais candidatos:

Lindbergh Farias

O jovem paraibano foi líder do movimento dos caras pintadas. Depois de receber uma expressiva votação pelo PSTU e não se eleger, foi para o PT, onde foi prefeito de Nova Iguaçu. Atualmente é senador.

Pontos fortes:

1- Carismático.

2- Tem recall.

3- Baixa rejeição pessoal.

4- Forte na Baixada e conta com uma parte do eleitorado da cidade do Rio que tem um histórico de votar em candidatos de esquerda.

Pontos fracos

1- Muitas pendências na justiça por causa de improbidade administrativa de quando foi prefeito de Nova Iguaçu. Isso pode torná-lo inelegível.

2- Rejeição forte ao PT em camadas mais escolarizadas.

3- O PT do Rio é aliado ferrenho de Sérgio Cabral. Não existe um consenso quanto ao seu nome. O PT pretende sacrificar a candidatura de Lindbergh para garantir o apoio do PMDB no plano nacional.

Anthony Garotinho

Já foi prefeito de Campos e governador do Rio. Sua gestão foi marcada pela instituição de políticas de cotas na UERJ, assistencialismo (Cheque Cidadão) e pela bem-sucedida renegociação da dívida do Rio. Elegeu sua mulher, Rosinha, que fez um péssimo governo. A gestão de Rosinha foi marcada pelas brigas com o PT no nível federal e com César Maia na prefeitura do Rio.

Pontos fortes

1- É o único candidato que se apresenta como oposição real desde o início da gestão de Sérgio Cabral. Seu blog tem sido uma fonte interessante de denúncias contra a corrupção do atual governo.

2- Tem uma forte intenção de voto no interior e na Baixada. Também possui um forte apoio no eleitorado evangélico (principalmente pentecostal), que está em expansão no estado.

3- Já deu tempo para que a maioria da população esqueça dos erros de suas gestões.

Pontos fracos

1- A mídia, principalmente as Organizações Globo, adora denunciar suas peripécias.

2- Tem muitas condenações em várias instâncias. Seu nome é sinônimo de corrupção.

3- É crente e existe uma boa parcela da população que não gosta.

Pezão

Foi prefeito de Barra do Piraí e atual vice-governador.

Pontos fortes:

1- Terá a máquina municipal, estadual e federal ao seu favor.

2- O PMDB pode conseguir tirar o Lindbergh da parada.

Pontos fracos:

1- Carisma zero.

2- Ligado a um governador com baixa avaliação (25%).

3- Ligado a um governador que gasta o dinheiro do povo como se fosse capim.

César Maia

Já foi o Rei do Rio. Venceu ou apoiou o vencedor por 4 vezes pra a prefeitura do Rio. Caiu em ostracismo e perdeu as eleições para senador em 2010, depois sendo  eleito com poucos votos para vereador.

Pontos fortes:

1- Excelente retórica e pleno conhecimento do jogo político.

2- Ainda tem um forte apoio dentro da cidade do Rio.

Pontos fracos:

1- Cidade da Música.

2- Fraco desempenho na Baixada.

3- Responsável pelo Engenhão.

Marcelo Crivella

Cão de guarda de Edir Macedo no Senado Federal e legítimo apoiador do governo do PT. Crivella concorre sempre aos cargos de prefeito e governador para manter seu recall.

Pontos fortes:

1- Conta com a máquina da IURD a seu favor para fazer campanha.

2- Pode usar do coitadismo mais uma vez e explorar o Projeto Canaã.

Pontos fracos:

1- Rejeição altíssima.

2- Pouco articulado.

Provável candidato da Rede

É certo que a Rede irá ter um candidato no Rio para fazer palanque para Marina Silva.

Pontos fortes

1- No Rio, Marina tem mais de 20% de intenção de voto. Ela pode transferir boa parte dessa votação para seu candidato e fazê-lo chegar a um segundo turno.

2- O partido está desvencilhado dos escândalos de corrupção do atual sistema político.

Pontos fracos

1- O alto número de candidatos competitivos impede que haja uma taxa de transferência de voto.

2- Marina conta com duas bases de apoio no estado, sendo uma o voto liberal dos escolarizados de alta renda e a outra de eleitores mais pobres e com pouca escolaridade. Como Lindbergh, Garotinho e Crivella tem um forte apelo às classes menos abastadas, é quase certo que a Rede terá bastante dificuldade em obter uma grande votação na Baixada.

3- Terá que disputar o voto dos mais escolarizados com prováveis candidatos do PV e PSol.

About these ads

20 comentários em “Eleição governador do Rio de Janeiro 2014: Prováveis candidatos

    • Caro Naruto,nós fluminenses estamos ferrados. O pior que pode acontecer é o PT conseguir capitalizar com esses protestos. Se o Lindbergh se eleger governador ele vira nome forte para ser candidato do PT em 2018.

  1. Eu fico com Lindbergh, tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente e gostei de seus projetos para nosso Estado.

    • Obrigado pelo comentário Paulo.

      Eu já tive a oportunidade de conhecer o personal trainer dele e não gostei muito do que escutei… Bem, pra bom entendedor meu palavra basta.

      Abraços.

  2. Pela experiência política com vários mandatos sendo vereador, deputado estadual ,prefeito, governador e hoje deputado federal sem dúvida o Rio de Janeiro merece o Deputado Antony Garotinho como seu governador, como eleitor afirmo que Rio de Janeiro nunca mais será o mesmo.

    • Cara, dizer que o RJ >merece< Garotinho como governador é demais. Ele já foi condenado por formação de quadrilha e acusado, entre tantas coisas, de desvio de verba e lavagem de dinheiro. O histórico político dele é não lá muito louvável. Realmente não acredito que um Estado mereça como governador alguém com essa fama.

  3. Permita discordar: (sobre Garotinho) “Seu blog tem sido uma fonte interessante de denúncias contra a corrupção do atual governo.”
    Pode ser uma fonte de denúncias, sim, mas a maior parte delas – senão todas – não cita uma fonte confiável sequer.

  4. o garotinho e um demagogo que usa o evangelho ,hoje nem o Francisco Silva quer ele perto foi o secretario de habitaçao que se deu muito bem , o Lindeberg maquiou bem Nova Iguaçu colocou bastante asfalto para revestir com tijolinho maciço em todos os cruzamentos que a fabrica dos tijolos era do laranja dele, Cezar Maia Ladrao e Maluco , o unico que nos podemos contar e com Pezao.

  5. Sou motorista de van como muitos no estado do Rio ,e só quem trabalha sabe a perseguição que sofremos nessa gestão com o DETRO coordenado por essa tal de Major Marli. ,Então por mim pode ser qualquer um desde que não seja o Pezão ou outro ligado ao governo atual.

  6. Fui traído por integrantes do Governo Municipal!!!!!! Ajudei na campanha de um Vereador que ganhou! Não cobrei nada! Tirei dinheiro do meu bolso! Até hoje ele não voltou para agradecer todo os redutos onde teve uma boa votação! Me nomeou em abril e exonerou em julho deste ano! Conclusão vou trabalhar para a oposição!!! Cesar Maia pode contar comigo!

  7. Se não for de Cesar Maia , vou de Garotinho!!!!
    Pode contar comigo Garotinho!
    Assisti uma palestra com a ex-governadora Rosinha, e foi muito bom! A mulher é muito inteligente! A filha esta indo pelo mesmo caminho , é muito inteligente t/bm. Assisto ele pela net- tv- Câmara.

    • Ângelo vc não deve conhecer CAMPOS DOS GOYTACASES onde essa senhora é prefeita, ti garanto que vc ia pensar duas vezes nós estamos vivendo horrores aqui a educação é zero, a saúde é zero, o transporte é zero pergunta ao funcionário público quem é esse governo onde o marido dela também faz parte.

  8. Garotinho sem outra alternativa. Nunca vi um governo tão corrupto e ditador como o de Cabral.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s