315455_524231504301713_1025065788_n

Pesquisa governador Rio de Janeiro 2014: Vox Populi aponta declínio de PT e PMDB


Segundo o blog do Garotinho e uma reportagem do Globo, o instituto Vox Populi, contratado pelo PT, teria feito uma pesquisa essa semana para avaliar quais seriam as intenções de voto no Rio de Janeiro. A surpresa da pesquisa é que o ex-governador Garotinho – sim, ele mesmo – lidera em todos os cenários e em todas as regiões do Rio – vejam só, até na capital.

Vox Populi de março de 2013

Lindbergh 28%
Garotinho 21%
Pezão 10%
Cesar Maia 10%
Crivella 12%
Candidato tucano 5%

Vox Populi de Junho

1ª lista

Garotinho 28 (+7%)
Lindbergh 18 (-10%)
Crivella 12
Pezão 9 (-1%)
Cesar Maia 7  (-3%)
Chico Alencar 4
Miro Teixeira 1
Brancos / Nulos / Nenhum 10
Não sabe / Não opinou 11

2ª lista

Garotinho – 32
Lindbergh – 23
Pezão – 11
Cesar Maia – 7
Brancos / Nulos / Nenhum – 14
Não sabe / Não opinou – 13

3ª lista

Garotinho – 32
Lindbergh – 20
Pezão – 12
Brancos / Nulos / Nenhum – 20
Não sabe / Não opinou – 16

Considerações

1- Essas pesquisas mostram o real enfraquecimento da dobradinha PT-PMDB no Rio, que, apesar de dominarem as principais cidades do estado, não conseguem chegar perto de um candidato que até pouco tempo estava em pleno ostracismo. Em realação a pesquisa anterior, estranhamente, o único a ganhar terreno foi o Garotinho.

2- Enquanto o PMDB e o PT brigam para ver se o senador Lindbergh vai ou não se candidatar, Garotinho começa na frente com um cavalo comprado em Assunción. Garotinho, de acordo com a última pesquisa, está empatado com Lindbergh na Baixada e vence todos no interior. Fica difícil imaginar que Garotinho continuará na frente depois que a máquina estadual do PMDB e a federal do PT entrarem em ação na eleição.

3- Os protestos evidentemente não favorecem nem o PT, nem o PMDB e muito menos o PR. Vale ressaltar que se ninguém desses três sai beneficiado, melhor para quem está na frente. Dos três, o que mais deve perder capital político é o PMDB, devido ao desgaste da gestão municipal e estadual do PMDB.

4- Como podemos observar, a inserção do nome de Crivella retiraria um eleitorado evangélico de Garotinho (cerca de 4%). No entanto, a inserção de Crivella retiraria um eleitorado ainda maior de Lindbergh (5%). Já a inserção de César Maia apenas faz com que Pezão perca um ponto, possivelmente na capital.

5- Em relação aos protestos, a única mudança possível é o crescimento de algum candidato higiênico (Rede, PV ou PSol), incapaz de chegar num segundo turno. No caso, esse candidato poderia ser o Chico Alencar.

About these ads

14 comentários em “Pesquisa governador Rio de Janeiro 2014: Vox Populi aponta declínio de PT e PMDB

  1. Pingback: Pesquisa Governador do Rio de Janeiro 2014: Garotinho cai e Lindbergh assume a liderança | ACID BLACK NERD

  2. Acho engraçado vc dizer que é estranho o crescimento do Garotinho depois de tudo que estamos vendo acontecer no Brasil e principalmente no rio de Janeiro. É cada vez mais evidente de que o povo esta cansado desses dois partidos que cada dia que passa se envolvem em mais e mais escândalos. O mérito disso não é do Garotinho, mais é sim do povo que acordo pra verdade, não agüentamos mais tanta roubalheira, acredito que não seja nada contra o Lindbergh mais sim contra a bandeira que ele defende, apesar de eu não achar ele nenhum santinho também. Quem tem conhecimento e ler como eu não se deixa enganar pela as mídias vendidas desse pais como a Rede Globo, mais vai procurar nos registros das historias mais recente que temos sobre nosso estado e vai ver sim quem fez, quem trabalhou e quem conseguiu as maiores conquistas para o nosso estado, isso sim temos que levar em consideração antes de qualquer tipo de julgamento sem conhecimento de causa. Todo mundo sabe da guerra que a Globo travou com o Sr.Garotinho, porque será em ? será porque foi que o garotinho não quis fazer o jogo sujo que Cabral faz dando milhões para essa emissora que todos protestam contra agora ? Eu leio, pesquiso, analiso, comparo os números e realizações, observo conduta, vejo o discurso e posicionamentos e chego a conclusão de que com certeza meu voto em 2014 não cera nem no PT muito menos no PMDB, mais sim em quem já fez e sabe melhor que ninguém colocar esse estado de novo no caminho certo .. Espero não precisar falar o nome né….querem saber ? pesquisem e compare os números …

    • Obrigado pelo comentário Riverson.
      Concordo com você que o candidato do PR é melhor que a máfia PT/PMDB, no entanto, ele tem vários processos nas costas, inclusive por formação de quadrilha. Não estou aqui para falar mal dele, até já visitei a igreja dele anos atrás. Quanto a rede Globo, concordo com você.

      Volte sempre.

    • Caro Elton, obrigado pelo comentário.

      Cara, eu sou contra a máfia PT-PMDB, agora os outros eu não tenho paixões a favor ou contra. Não vou votar nesse candidato no 1º turno porque para isso ele teria que se adequar a minha ideologia.

      Olha, eu faço minhas constatações embasado em análises frias. Portanto: GAROTINHO NÃO VAI VENCER NO PRIMEIRO TURNO. Pode até vencer no segundo, mas depende do cenário, porque acho que o Lindbergh tem mais apelo que ele.

      Outro fator que vocês não estão mensurando é que a justiça pode proibir a candidatura dele em virtude de alguma condenação. Isso sempre acontece. A candidatura do garotinho não é certa. Se ele perceber que vai perder ele vai disputar outro cargo igual da outra vez.

      Gente, vamos esquecer as paixões por politico a e b e vamos considerar: VAI TER SEGUNDO TURNO. A força e a variedade ideológica de todos esses candidatos mostra que não existe nenhum deles capaz de agregar 50%+1.

  3. Ze das Couves. O Garothinho tem mais de 50% dos votos da Baixada e Interior do Rio,sem contar que tem muitos votos em algumas areas do Rio de janeiro como Bangu,Santa cruz,Realengo entre outros e por isto acredito que ele tem grandes chances de ganhar no 1 turno…o que seria Ruim,pois eu quero ver um segundo turno…acho que esta demora em escolher pezao ou lindberg esta fortalecendo o Garothinho e penso que o unico que tem condicoes de ganhar do Garothinho e o Lindberg.Bom estas sao minhas opinioes,rs.

    • Caro, Elton, o que você disse é diferente de todas as pesquisas que eu tenho conhecimento. Garotinho na baixada e interior não ultrapassa 40%. O grosso dos votos estão no Rio, onde ele tem um índice de rejeição enorme. Pra mim, o favorito é o Lindbergh, pois tem recall e rejeição menor. E digo isso mesmo não gostando do PT. Hoje eu vejo o Lindbergh no segundo turno com algum outro candidato, pode ser o Cesar Maia, o Garotinho ou até o candidato da Rede.

      É bom deixar claro que a Marina tem 30% das intenções de voto no Rio, se ela transferir essa votação para seu candidato ele certamente vai pro segundo turno.

      Abraços.

      • Ze,me tire uma duvida:Quantos anos voce tem e aonde mora? Desculpe mais a impressao que eu tenho e que voce deve ter uns 20 anos e deve morar na capital,rs…Se tivesse 28 e morasse em Belford-roxo igual a mim teria a impressao de que na Baixada o Garothinho e quase que imbativel…Mais tudo bem,respeito seus conhecimentos de pesquisas e ate concordo em parte quando diz que ele tem enorme Rejeicao na Capital e em outros lugares,mais a classe Pobre em sua Maioria no minimo gostam do Garothinho e eles sao maioria dos Votos…Ao meu ver e Garothinho e mais um no segundo turno e ao meu ver sera ele e Lindberg,e o Lindbergh tem chances sim de Ganhar nao so por ele Proprio e sim porque tera muito dinheiro investido em Propaganda,Radio e Tv,sem contar que tera o apoio do Lula,Cabral,Eduardo paes entre outros que serao derrotados no 1 turno.Bom,e desta maneira que vejo as eleicoes de 2014,que promete ser a melhor de todos os tempos.

      • Caro Elton, como você pediu com educação eu vou te falar:

        Tenho 24 anos, moro no Rio, mas durante toda a gestão dos Garotinhos morava na Baixada. Estudei num colégio estadual durante a gestão do Garotinho e entrei numa faculdade estadual durante a gestão da Rosinha. Inclusive pude assistir de perto o sistema de cotas raciais que ele instituiu na UERJ. Sendo assim, sei que esse candidato não é o diabo que a mídia pinta mas santo ele não é. Seu governo foi até bem avaliado, mas o da Rosinha foi o pior da história. Me surpreende que eles tenham conseguido eleger o Cabral como sucessor deles.

        Você atentou a algo importante: a base do Garotinho é o voto dos pobres, com baixa escolaridade, moradores da periferia. Esse eleitorado não tende a ser o mais fiel. O eleitor de alta escolaridade demora mais para escolher seu candidato, mas dificilmente troca.

        Gostaria que você fosse no site do TSE e analisasse a eleição de 1994 e 1998 do Garotinho para o governo do Estado. Você iria reparar que em 1998 ele foi eleito principalmente por causa de uma taxa de abstenção record até então. Nem no segundo turno conseguiu 50% dos votos totais.

        http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-1998/eleicoes-1998

        Em outras palavras, o sucesso eleitoral dos Garotinhos, os sucessores espituais do Brizola, se dava devido a uma realidade bem diferente da atual. Hoje, a população de classe média já é uma parcela bem maior da população. Sendo assim, convencer esse eleitorado mais escolarizado e menos dependente de assistencialismo será uma tarefa difícil para um político esquerdista como ele.

        Numa coisa concordamos: essa será a melhor eleição para governador que já vimos.

        Abraços!

  4. Amigos conheço bem a família Garotinho se não é o melhor pelo menos tem experiência e sabe muito bem como melhorar nosso Estado que não precisamos de falar vejam a rejeição ao atual Governo e tem mais o tal de PT o mensalão está aí que o diga nosso STF , sem mais comentários .Não preciso falar meu voto , pois, acho uma coisa secreta.

  5. Gosto do governo Garotinho,e vou votar de novo, sou da classe média e votei no Brizola e agora será Garotinho de novo.

  6. quero muito que o garotinho ganhe as eleiçao mais nao vai ser facio pois vao vir com tudo pra cima dele,sr.sergio cabral eduardo paes e compania mais prefiro garotinho 10 veses mais do quer todos esses e o meu voto com certesa e do garotinho

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s